Publicado: 11/03/2019 | 2712 visualizações

Diretores do Sindipetro Bahia se reúnem com vice-governador

Os diretores Deyvid Bacelar e Nelson Santos e o coordenador Jairo Batista do Sindipetro Bahia se reuniram com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), na sexta-feira (8), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), para tratar sobre o fechamento da Fafen. Também estiveram presentes no encontro o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) e o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

Durante a reunião foram firmados três acordos. O primeiro deles seria que a SDE disponibilizaria uma superintendência para acompanhar as atividades do Grupo Trabalho, além de solicitar uma audiência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a soberania alimentar brasileira. O vice-governador também afirmou que irá se encontrar com representantes de todas as empresas do polo petroquímico de Camaçari que serão afetadas pelo fechamento da Fafen.

No segundo momento foi discutida a organização de um sindicato patronal das empresas privadas do setor de petróleo e gás da Bahia, o que facilitaria a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho. João Leão assumiu o compromisso de se reunir com empresários do setor para viabilizar o pedido dos empresários do setor. O Sindicato entende que a Petrobras deve continuar sendo a indutora do desenvolvimento econômico da Bahia, como foi desde a década de 1940, até mesmo, para viabilizar as atividades econômicas desse setor, sendo gerida pelas empresas privadas.

Em seguida, foi discutido entre os presentes a criação de um conselho de petróleo e gás na Bahia, tendo como modelo o conselho criado no Rio Grande do Norte, com o objetivo de ampliar o debate de temas relacionados ao setor com a sociedade, trabalhadores, empresários e governo. Para isso, o Leão disse que solicitará uma reunião com a governadora potiguar, Fátima Bezerra (PT).

FONTE: Sindipetro Bahia