Publicado: 26/03/2019 | 2800 visualizações

Seminário dos Aposentados e Pensionistas pretende organizar a luta para evitar o fim da AMS e da Petros

Já está tudo pronto para o Seminário dos Aposentados e Pensionistas Petroleiros da Bahia, que acontece no dia 29 de março, em Salvador, no Portobello Ondina Praia Hotel. O evento, com o tema “Resistir para Existir na Bahia”, discutirá o futuro dos aposentados e pensionistas que residem na Bahia, caso a ameaça da saída da Petrobrás do nosso estado se concretize. Desde o golpe que derrubou a presidente Dilma Roussef, a agenda de privatizações que havia sido colocada em prática por FHC foi retomada pelo ilegítimo governo de Temer. No Sistema Petrobrás, a privatização vem sendo feita através da chamada venda de ativos. No governo Bolsonaro, a ameaça continua. O presidente indicado para comandar a Petrobrás, Roberto Castelo Branco, tem anunciado que todas as unidades da Companhia e suas Subsidiárias estariam a venda. A Bahia será o estado mais atingido por essa politica de desmonte e entrega do patrimônio na nacional. Aqui serão vendidos os campos terrestres, a RLAM e o Temadre. As Termelétricas também estão à venda, além do fechamento da FAFEN.

O que será dos aposentados e pensionistas?

Diante deste quadro uma pergunta é urgente. Caso a Petrobrás encerre suas atividades na Bahia, como ficaria o futuro do aposentado e pensionista, que reside no estado? Seu plano de previdência, a PETROS, e seu plano de saúde, a AMS, continuariam existindo? Se continuassem, quem atenderia a esses aposentados e pensionistas baianos? Nesse Seminário, a direção do Sindipetro Bahia pretende buscar as respostas a essas perguntas e, mais do que isso, encontrar soluções para esses graves problemas. A reforma da previdência e seus impactos para os trabalhadores será outro tema discutido nesse importante Seminário. A direção do Sindipetro acredita que diante dos ataques que estão sendo feitos aos direitos desse segmento, o evento se torna de extrema importância.

PROGRAMAÇÃO 29 de março (sexta-feira)

8h às 12h - Credenciamento

9h - Mesa de abertura

9h30 - Apresentação sobre o Plano de Negócios do Sistema Petrobrás - Jairo Batista - Coordenador do Sindipetro Bahia