Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Bahia – Em mobilização, petroleiros reafirmam união para lutar por seus direitos e contra a privatização da Petrobrás

maio 15, 2019 | Categoria: Notícia


A quarta-feira, 15/05, foi dia de luta para a categoria petroleira. Atendendo a um chamado da FUP, os petroleiros realizaram manifestações e atrasos na entrada do expediente em unidades da Petrobrás em todo o Brasil. Os atos aconteceram no momento em que a direção da FUP estava participando, no Rio de Janeiro, de uma reunião de acompanhamento do ACT da categoria, quando a Federação entregou ao RH da estatal, o pedido de renovação do acordo coletivo de trabalho.

As mobilizações foram contra a privatização da Petrobrás, a reforma da previdência e em apoio à luta em defesa da educação brasileira, que está sendo atacada pelo governo Bolsonaro.

Na Bahia, houve manifestações nas bases de Taquipe e do EDIBA. Neste último local, o ato contou com a presença de representantes do Fórum Baiano em Defesa da Petros e da Petrobrás, do qual o Sindipetro faz parte, juntamente com a FUP, FNP, AEPET, ABRASPET, ASTAPE, CEPEs e FENASPE.

Paralisação em Taquipe

Em Taquipe, a paralisação, que começou por volta das 7h, na Estação Carmo, reuniu centenas de trabalhadores próprios e terceirizados da Petrobrás. Durante cerca de duas horas eles ouviram os informes dados pela direção do Sindipetro, assim como análises sobre a conjuntura política e econômica atual.

O diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, falou da “necessidade de união e organização nesse momento totalmente adverso”, ressaltando que “sem luta não haverá sequer a manutenção dos atuais direitos”. Para ele o governo que está ai é anti- trabalhador, “só não vê quem não quer”.

Perbrás

Ao final da manifestação, os trabalhadores de monitoramento de campos e estações da Perbrás, assim como fizeram nas outras unidades da Petrobrás, deram continuidade à mobilização e vão permanecer durante todo o dia de braços cruzados.

Esses trabalhadores vão ser absorvidos pela empresa Telsan, mas com um contrato muito inferior ao atual. Eles não aceitam o rebaixamento de salários, benefícios e das condições de trabalho.

Já aconteceram mobilizações dos trabalhadores da Perbrás nas unidades de Araças, Miranga, Bálsamo, Candeias e agora em Taquipe.

Fonte – Sindipetro Bahia

Tag: Perbrás, petrobras, sindipetro bahia

Busca

Últimas

  • Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen: transparência, justiça e valorização da categoria
  • PetroCine encerra primeira temporada com 13 sessões; segunda temporada já está confirmada
  • Nota de pesar em memória de Orlando Vieira de Santana, o Lampião
  • Petroleiras e petroleiros da Bahia encerram congresso reforçando a importância da categoria na luta por uma transição energética justa
  • Um novo horizonte energético justo passa pelas mãos da classe trabalhadora

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like