Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Chico Buarque, artista brasileiro, ganha Prêmio Camões de literatura

maio 22, 2019 | Categoria: Notícia


O compositor e escritor Chico Buarque foi escolhido como vencedor da 31ª edição do Prêmio Camões, considerado o mais importante da língua portuguesa. Ele é o 13º brasileiro a receber a premiação, mas o primeiro ligado ao universo musical. Portugal tem 12 ganhadores, entre eles José Saramago, em 1995. O moçambicano Mia Couto, que esteve recentemente no Brasil para falar sobre Guimarães Rosa, ganhou em 2013.

Os outros escritores brasileiros a receber o Camões foram João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993), Jorge Amado (1994), Antonio Candido (1998), Autran Dourado (2000), Rubem Fonseca (2003), Lygia Fagundes Telles (2005), João Ubaldo Ribeiro (2008), Ferreira Gullar (2010), Dalton Trevisan (2012), Alberto da Costa e Silva (2014) e Raduan Nassar (2016).

A decisão foi anunciada nesta terça-feira (21), durante reunião realizada na Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro. No ano passado, o vencedor foi Germano Almeida, escritor de Cabo Verde.

Chico recebe o prêmio pelo conjunto de sua obra. Ele já foi premiado com o Jabuti pelos livros Leite Derramado (2009), Budapeste (2003) e Estorvo (1991). Em 1995, lançou Benjamin e em 2014, O Irmão Alemão. Também escreveu as peças Ópera do Malandro e Gota d´Água, além da “novela pecuária” Fazenda Modelo.

Em 2017, depois de seis anos, Chico Buarque lançou o álbum Caravanas, que teve turnê por todo o país e também chegou a Portugal.

No final da música Paratodos, de 1993, ele diz: “Vou na estrada há muitos anos/ Sou um artista brasileiro”.

Edição: Rede Brasil Atual

Tag: Chico Buarque, Prêmio Camões de literatura

Busca

Últimas

  • Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen: transparência, justiça e valorização da categoria
  • PetroCine encerra primeira temporada com 13 sessões; segunda temporada já está confirmada
  • Nota de pesar em memória de Orlando Vieira de Santana, o Lampião
  • Petroleiras e petroleiros da Bahia encerram congresso reforçando a importância da categoria na luta por uma transição energética justa
  • Um novo horizonte energético justo passa pelas mãos da classe trabalhadora

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like