Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Direção da Cerb pressiona empresa Elfe para que trabalhadores operem sondas mesmo sem receber salários

maio 15, 2021 | Categoria: Notícia


A direção do Sindipetro Bahia foi surpreendida com a atitude antissindical e de pressão tomada por um órgão do governo do estado da Bahia. Trata-se da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado da Bahia (CERB).

Tudo começou na manhã do sábado (15) quando o Sindipetro paralisou as atividades da sonda 21 da Cerb, operada pela empresa Elfe, que está perfurando um poço de água para a Embasa, no município de Aramari. A paralisação foi necessária para resolver uma situação insustentável para os trabalhadores: o atraso recorrente no pagamento dos salários.

Somente neste ano, a imprensa do Sindipetro Bahia fez cinco matérias denunciando o atraso no pagamento dos salários desses trabalhadores. Em uma dessas ocasiões o atraso foi de 30 dias.

Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, na sonda 21

Portanto, os trabalhadores cruzaram os braços e retornariam ao trabalho assim que os salários fossem pagos. Mas a direção da Cerb está ameaçando e pressionando a Elfe para o retorno imediato das atividades da sonda, ou, seja, para que os trabalhadores retornem aos seus postos de trabalho mesmo sem receber salários.

A Cerb também sustenta que o sindicato não poderia fazer essa paralisação. Além de pressionar trabalhadores, a empresa baiana ainda tenta interferir nas ações do sindicato.

Entendemos que no lugar de pressionar trabalhadores de uma empresa privada a suspender seu movimento legítimo, a Cerb deveria fiscalizar, exigindo o cumprimento da legislação trabalhista, para que os trabalhadores não fiquem desamparados.

O Sindipetro foi informado que a Cerb tem faturas contratuais em atraso com a Elfe, mas é importante ressaltar que os trabalhadores não podem ser penalizados. É um problema que deve ser resolvido entre as duas empresas.

Notificação

Antes da paralisação, o Sindipetro teve o cuidado de avisar à Cerb, através de notificação, que estaria paralisando as sondas de perfuração da empresa para garantir o pagamento dos salários atrasados do mês de abril dos trabalhadores da Elfe. Inclusive, mostrando boa vontade, o sindicato paralisou apenas uma sonda, a 21.

Mas diante da postura antissindical da Cerb não resta outra opção para o Sindipetro a não ser a de paralisar também as outras sondas.

O Sindipetro chama a atenção do governador Rui Costa, que tem origem na movimento sindical, para o ocorrido e solicita que o mandatário tome uma posição a respeito do fato. Afinal, é inaceitável que um órgão de um governo estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), pressione empregados a suspender uma paralisação legitima pela garantia de seus direitos e também assuma uma postura antissindical.

A direção do sindicato tem certeza que o governador não tem conhecimento desse tipo de postura da direção da Cerb e nunca orientaria qualquer órgão estadual a agir dessa forma em uma situação como essa.

Um aviso: a paralisação da sonda 21 continua até que os salários em atraso sejam pagos.

Clique aqui para ler a notificação enviada pelo Sindipetro Bahia à empresa Cerb

Fonte – Sindipetro Bahia

Tag: atitude antissindical, atraso no pagamento dos salários, CERB, Elfe, pressão, sindipetro bahia, sonda, sonda 21

Busca

Últimas

  • Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen: transparência, justiça e valorização da categoria
  • PetroCine encerra primeira temporada com 13 sessões; segunda temporada já está confirmada
  • Nota de pesar em memória de Orlando Vieira de Santana, o Lampião
  • Petroleiras e petroleiros da Bahia encerram congresso reforçando a importância da categoria na luta por uma transição energética justa
  • Um novo horizonte energético justo passa pelas mãos da classe trabalhadora

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like