Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Petrobras continua impedindo o Sindipetro Bahia de cumprir liminar da justiça

fevereiro 12, 2020 | Categoria: Notícia


No inicio da manhã dessa quarta-feira (12), trabalhadores próprios e terceirizados da Refinaria Landulpho Alves,  realizaram um grande ato para marcar o 12º dia de greve da categoria e afirmar a disposição de continuar na luta até que a  direção da Petrobras negocie e cumpra o que foi acordado no ACT.

Após o ato eles caminharam até o portão principal da RLAM quando os diretores do Sindipetro Bahia conversaram com a  gerente de RH da unidade a fim de cumprir a liminar proferida pelo Ministro Yves Gandra, que determina que  um efetivo de 90% seja colocado à disposição da estatal durante a greve.

A gerente não soube responder às perguntas feitas pelo coordenador do Sindipetro, Jairo Batista. E até o momento não houve uma resposta clara da Petrobras, na Bahia,  em relação ao assunto.

Em ofício enviado a todos os gerentes, cujas unidades estão em greve, o Sindipetro Bahia pede esclarecimentos da empresa para que seja possível cumprir a liminar. Mas a estatal vem, reiteradamente,  negando informações sobre efetivos e impedindo o acesso dos trabalhadores às unidades.

O Sindipetro vem diariamente mandando notificações para as Unidades da Petrobras cobrando informações sobre quantas pessoas estão dentro das Unidades, entre trabalhadores e suas funções e a equipe de contingência. E quantos precisariam, se fosse o caso para alcançar 90% por turno.

A Companhia não respondeu a estes questionamentos e não aceitou a entrada de dirigentes e cipistas para tomar conhecimento dessa situação.

Portanto, é a Petrobras que descumpre a liminar.

A preocupação, segundo Jairo, é com os trabalhadores que permanecem dentro da unidade e estão sendo impedidos de sair, mesmo após cumprir a sua jornada de trabalho. “A gerência está colocando em risco a saúde e segurança desses trabalhadores. A Petrobrás no seu jogo intransigente não está permitindo que os sindicatos cumpram  a liminar”.

Os  petroleiros seguem mobilizados em todo o país, cobrando a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), previstas para terem início na sexta-feira, 14, e o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho. Mais de 20 mil petroleiros de 102 unidades do Sistema Petrobrás participam do movimento.

Na Bahia, a greve segue  forte nas unidades da UO-BA (Santiago, Miranga, Araças, Taquipe, Bálsamo, Candeias  e  Buracica) da Petrobrás, onde se localizam os campos terrestres de petróleo.

Na Refinaria Landulpho Alves, no Terminal de Madre de Deus e na PBIO (fábrica de biocombustível), os petroleiros também estão paralisados.

O movimento paredista envolve trabalhadores próprios (concursados) e terceirizados.

http://www.sindipetroba.org.br/2019/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Video-2020-02-12-at-16.54.08.mp4

Fonte – Sindipetro Bahia

Tag: greve dos petroleiros, liminar, petrobras, soberania

Busca

Últimas

  • Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen: transparência, justiça e valorização da categoria
  • PetroCine encerra primeira temporada com 13 sessões; segunda temporada já está confirmada
  • Nota de pesar em memória de Orlando Vieira de Santana, o Lampião
  • Petroleiras e petroleiros da Bahia encerram congresso reforçando a importância da categoria na luta por uma transição energética justa
  • Um novo horizonte energético justo passa pelas mãos da classe trabalhadora

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like