Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Sindipetro-Ba convoca petroleiras para Marcha do Julho das Pretas

julho 20, 2023 | Categoria: Notícia


As mulheres negras petroleiras têm um encontro marcado no dia 25 de julho na Marcha do Julho das Pretas, em Salvador. O cortejo sairá da Praça da Piedade rumo ao Pelourinho a partir das 14h e faz parte da agenda de atividades que o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Ba) vem participando ao longo do mês.

A coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, lidera as participações da entidade no Julho das Pretas e tem proposto a discussão da pauta antirracista e de combate ao machismo e as opressões sofridas pelas mulheres negras e petroleiras.

No início do mês, dia 7 de julho, a coordenadora participou de uma atividade no 19º Congref, no Rio de Janeiro. A representante sindical, compôs a mesa junto a pesquisadoras e trabalhadoras do setor petróleo e levou a abordagem interseccional de raça e gênero para o centro do diálogo, provocando o público a refletir sobre o tema.

No dia 17, O sindipetro também foi representado por Bete que atuou em uma live promovida pela TV247 em parceria com a Federação Única dos Petroleiros, denominada “Invisível: Muito Além do Petróleo”, onde debateu junto a outras mulheres as desigualdades no mundo do trabalho. Para assistir à participação da coordenadora do Sindipetro-Ba, basta acessar o link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=vx2DAssuY8Q

Ainda seguindo a agenda de alusão ao Julho das Pretas, o Sindipetro-Ba promove mais um momento de encontro com ativistas, sindicalistas, mulheres da política, trabalhadoras em geral e sociedade baiana no dia 28 de julho, a partir das 17h, diretoras do Sindipetro-Ba vão debater em uma live no canal do youtube do sindicato o papel do sindicalismo na formação antirracista e no combate às desigualdades de gênero.

O que é o Julho das Pretas?

Idealizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra – esse é um movimento popular que busca potencializar ações sociais, culturais e de incidência política de mulheres negras. Além disso, é fruto da inquietação das mulheres negras baianas em busca de ampliar suas vozes em todo o Brasil. Em 2023, O instituto Odara celebra a sua 11ª edição com o tema Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver.

Tag: Julho das Pretas, Marcha do Julho das Pretas, Mulheres negras, Odara - Instituto da Mulher Negra, Petroleiras

Busca

Últimas

  • Sindipetro Bahia mantém firmeza nas negociações da PLR com a Acelen: transparência, justiça e valorização da categoria
  • PetroCine encerra primeira temporada com 13 sessões; segunda temporada já está confirmada
  • Nota de pesar em memória de Orlando Vieira de Santana, o Lampião
  • Petroleiras e petroleiros da Bahia encerram congresso reforçando a importância da categoria na luta por uma transição energética justa
  • Um novo horizonte energético justo passa pelas mãos da classe trabalhadora

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like