Publicado: 18/08/2017

Roteiro Cultural 18 a 24 de agosto

MÙSICA

Música em Movimento - Prêmio Caymmi de Música

Um dos movimentos culturais brasileiros mais transformadores, a Tropicália será a grande homenageada da cerimônia do Prêmio Caymmi de Música – 2ª edição, premiação que reconhece e valoriza artistas novos e contemporâneos da Bahia. A cerimônia, conduzida pelo diretor artístico Márcio Meirelles e com direção musical assinada pelo músico e produtor Alexandre Lins, contará com a apresentação dos artistas finalistas, concorrendo em 22 categorias. Saulo e Alice Caymmi são convidados especiais da noite. Com o mote ‘Música em Movimento’, o Prêmio tem quatro categorias principais – Melhor Show, Música com Letra, Música Instrumental e Videoclipe – e outras 18 técnicas.

Música em Movimento - Prêmio Caymmi de Música

Convidados da Noite: Saulo e Alice Caymmi

Dia: 18/08 às

Local: Teatro Castro Alves – Campo Grande

Ingresso: R$ 40,00 e R$ 20,00

Chama o Brasil pra Dançar - Magary Lord

Magary Lord faz show de pré-lançamento do álbum "Chama o Brasil pra Dançar", no dia 18 de agosto, no Barra 33 Eventos, no Farol da Barra. E para dividir o palco com ele, ninguém menos que Saulo, Alexandre Peixe, Jorge Zarath e Luís Miranda – artistas que fazem participação com Lord em algumas composições do novo CD. Saulo, divide com ele a autoria de "Palhas Secas", Alexandre Peixe foi parceiro em "Negra Brasileira", Jorge Zarath em "Temperatura" e Luís Miranda em “Maria Lavadeira”.

Chama o Brasil pra Dançar - Magary Lord

Atrações: Magary Lord, Saulo, Alexandre Peixe, Jorge Zarath e Luís Miranda

Dia: 18/08 às 22h

Local: Barra 33 Eventos – Rua Dias D`Àvila, 33, Barra

Ingresso: R$ 40,00

Thiaguinho

O cantor Thiaguinho se apresenta com novo repertório em solo baiano. Autor de hits como 'Caraca, Muleke' e 'Ousadia & Alegria', o artista paulista vai animar o público com novas músicas e canções consagradas. O single ‘Energia Surreal’, lançado recentemente, é uma das canções que farão parte do repertório da noite.

Dia: 18/08 às 22h

Local: Armazém Hall – Rua Luiz Tarquinio, Vilas do Atlântico

Ingresso: R$ 40,00 (Pista), R$ 80,00 (Área VIP), R$ 120,00 (Camarote)

JAM no MAM

O JAM no MAM é o projeto que leva aos finais de semana do Museu de Arte Moderna de Salvador uma trilha sonora especial, baseada no estilo das jam sessions. O local tem uma das mais belas vistas da cidade e o projeto acontece no pôr do sol.

JAM no MAM

Dias: Sábados às 18h

Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – Av. Contorno, Comércio

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Maria Gadú e o Grupo 5 a Seco

A noite vai começar com o show do Grupo 5 a Seco, formado pelos compositores Léo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, que consideram esse encontro uma grande celebração, acreditando na força das canções e na sorte de poder tocá-las e cantá-las. O grupo, que lotou o Largo Tereza Batista, no Pelourinho, no ano passado, em sua primeira apresentação na capital baiana, destaca canções do segundo álbum e sucessos do disco ao vivo, como “Para Você Dar o Nome”, que apresenta um videoclipe com mais de 17 milhões de visualizações no YouTube, “Feliz Pra Cachorro” e “Gargalhadas.

a sequência, o público vai poder matar a saudade de Maria Gadú na Concha, já que a sua última apresentação no local foi em 2015. Sempre muito bem recebida em Salvador, Gadú traz um repertório baseado em seu último álbum, “Guelã”, especialmente pensado pela artista e nomeado ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira", mas contempla também outros grandes sucessos da sua carreira, que costumam provocar um forte coro em seus shows.

Maria Gadú e o Grupo 5 a Seco

Dia: 19/08 às 19h

Local: Concha Acústica – Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), Camarote: R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia)

Arnaldo Antunes – A Casa é Sua - 11ª edição do 'IC – Encontro Internacional de Artes'

O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes será o responsável pelo evento de abertura da 11ª edição do 'IC – Encontro Internacional de Artes'. No dia 19 de agosto, às 21h, o paulista levará o show 'A Casa é Sua' ao Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, no Corredor da Vitória. Ao lado do músico Chico Salem (violão e guitarra) e André Lima (teclados, violão e sanfona), Antunes apresenta um show intimista, explorando novas sonoridades. O repertório, que enfatiza as letras das composições, passeia pela carreira do artista em músicas como 'Não Vou Me Adaptar', 'Saiba' e 'Meu Coração', além de canções do mais recente trabalho, 'Ao Vivo em Lisboa'. Parcerias com nomes da música brasileira também aparecem no set list: 'Fim do Dia', com Paulo Miklos, e 'Consumado', com Marisa Monte e Carlinhos Brown, são exemplos.

Dia: 19/08 às 21h

Local: Goethe-Institut Bahia/ICBA -  Corredor da Vitória.

Ingresso: R$ 40,00 e R$ 20,00

Neila Kadhí, Mc Dyou e Irmão Carlos - 3ª Incubadora Sonora

No mês de agosto a 3ª Incubadora Sonora traz os multiartistas Neila Kadhí, Mc Dyou e Irmão Carlos, em um show com repertório dançante e inteligente, que reúne uma fusão de ritmos e gêneros, da música eletrônica, samba e bossa nova ao rap, black music e blues. O show acontece dia 19 de agosto (sábado), às 22h, no Portela Café, custa R$ 5,00, e apresenta o trabalho autoral de cada artista, refletindo o foco da Incubadora em fortalecer o cenário da música independente na cidade de Salvador.

Neila Kadhí, Mc Dyou e Irmão Carlos - 3ª Incubadora Sonora

Dia: 19/08 às 22h

Local: Portela Café – Rua Itabuna, Parque Cruz Aguiar, rio Vermelho

Ingresso: R$ 5,00

Renato e Seus Blues CAPS

Considerada por pesquisadores como a banda de rock mais antiga em atividade no mundo, Renato e Seus Blue Caps faz apresentação única em Salvador. O grupo começou nos anos 1960, e seu primeiro disco LP, “Viva a juventude”, ficou entre os mais vendidos durante meses. Em função do grande sucesso da música “Menina Linda”, foi convidado pelo empresário Marcos Lázaro para participar do badalado programa Jovem Guarda.

Renato e Seus Blues CAPS

Dia: 19/08 às 21h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves – Campo Grande

Ingresso: R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia), das filas A a W, R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia), das filas X a Z11

Capital Inicial

A banda Capital Inicial volta a Salvador para show na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 20 de agosto, a partir das 19h. Para os fãs do grupo, uma apresentação totalmente ‘desplugada’. No repertório, hits do CD e DVD ‘Acústico NYC’, que conta com direção de Raoni Carneiro e traz, além das músicas obrigatórias, um resgate a canções de álbuns recentes que não foram trabalhadas, como ‘Ressurreição’ e ‘O Cristo Redentor’, e três inéditas: ‘Vai e Vem’, ‘A Mina’ e ‘Doce e Amargo’.

Capital Inicial

Dia: 19/08 às 19h

Local: Concha Acústica – Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia), Camarote: R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia)

Duas Medidas, Jammil e Seu Maxixe

A diversão está garantida com Duas Medidas, Jammil e Seu Maxixe na Sarapatelada do Armazém Hall nesse domingo. Festa totalmente all inclusive.

Duas Medidas, Jammil e Seu Maxixe

Dia: 20/08 às 14h

Local: Armazém Hal – Vilas do Atlântico

Ingresso: R$ 100,00 (pista) e R$ 150,00 (camarote)

Maira Lins - Voz Morena

Em seu primeiro show solo, dirigido por Jelber Oliveira, a artista provoca encantamento ao interpretar composições que foram acolhidas por ela ao longo da última década, que formam um acervo de diversidade rítmica e poética. Primeiro show solo de Maira, “Voz Morena” ganhou esse nome por fazer uma alusão poética ao som da sua voz, que tem o "timbre" da sua pele morena. As apresentações no Gamboa Nova integram o projeto GamboaMúsica Pôr do Sol.

O espetáculo apresenta canções que exaltam a magia do ofício da intérprete como uma pérola, uma jóia da canção. A escolha das músicas e artistas que estão neste trabalho conta um pouco da caminhada da cantora, revelando a relação entre compositor e intérprete como uma união a serviço da música.

Acompanhada pelos músicos Jelber Oliveira (piano e sanfona), Alexandre Processo (baixo), JP Castelhano (guitarra) e Will Wagner (bateria), Maira irá mostrar canções de compositores baianos como Peu Meurray, Tito Bahiense e Manuca Almeida, releituras particulares de obras da música brasileira, como “Negue”, “Compasso” e “Canções e Momentos”, além de das inéditas de sua autoria, como “Alma de Flor” e “Dia de Domingo”.

Maira Lins - Voz Morena

Dia: 20/08 às 17h

Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima

Ingresso: 20,00 (inteira) e 10,00(meia entrada)

TEATRO

As Paredes Escondem o Que Não é Dito

Um prédio antigo que dizem ser assombrado chama a atenção de repórteres convidados a entrevistar sua proprietária prestes a morrer. Imersos em seus cômodos, são envolvidos pelos dramas familiares descascados em escadas, corredores e paredes mofadas. Uma queda de luz súbita evidencia os jogos de poder e revela como os afetos são aprisionados na sombra do silêncio deste lar.

As Paredes Escondem o Que Não é Dito

Dias: 18/08 às 20h

Local: Casa d’A Outra – Rua do Politeama de Cima, Politeama

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

De Um Tudo

Com um humor crítico, o recital mergulha na construção da identidade baiana, revelando cenas do cotidiano, personagens, imagens e linguagem do povo brasileiro. As esquetes acontecem na Barraca de Dona Nadu. Lá, em meio às cores e mistura de elementos cenográficos, os personagens discutem e cantam temas da nossa cultura, como sincretismo religioso, linguagem, preguiça, superstição, sexualidade, Carnaval, entre outros. O cenário, assinado por Euro Pires, resgata do imaginário popular as imagens das barracas das festas de largo, que tanto identificam a cultura baiana e que estão praticamente extintas.

De Um Tudo

Dia: 18/08 às 20h

Local: Teatro Módulo – Av. Magalhães Neto, Pituba

Ingresso: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia)

Relatos Sentimentais para Corações Juvenis

Sempre realizando temporadas de sucesso em parceria com o Gamboa Nova, o espetáculo Relatos Sentimentais para Corações Juvenis volta em cartaz no mês de agosto, ás sextas e sábados, 20h. O trabalho é uma realização da Dona Maria Produções Artísticas e tem conquistado o público pelo humor e leveza para falar das questões do amor.

Em dez cenas curtas, a encenação apresenta ao espectador os universos particulares de três personagens em torno dos 20 anos. Os três se intercalam em monólogos nos quais discorrem sobre sentimentos amorosos como paixão, desejo, desilusão, perda, frustrações. A complexa ciranda de relações entre eles é exposta enquanto as situações que narram (e vivem) levam a um impasse: Ana Carolina sofre porque foi abandonada, Eduardo quer se apaixonar e Leandro, seu amigo, está apaixonado por ele.

Relatos Sentimentais para Corações Juvenis

Dias: 18/08 e 19/08 às 20h

Local: Teatro Gamboa Nova – Rua Gamboa de Cima, 03, Aflitos

Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia entrada)

Se Acaso Você Chegasse

Inspirado na história de vida da cantora Elza Soares, a peça dirigida por Antônio Marques, que já assinou a direção dos musicais Pedaço de Mim – baseado na obra musical de Chico Buarque e Zona Contaminada – Musical Rock com texto de Caio Fernando de Abreu e músicas de Cazuza, a montagem tem texto do renomado autor Elísio Lopes Jr, Se Acaso Você Chegasse mostra as diversas facetas que a cantora teve que assumir ao longo da sua trajetória e presta homenagem para a artista que, hoje, é reconhecida como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). O espetáculo é construído de uma maneira envolvente: entrecortada por canções do repertório da cantora, a peça traz a atuação de quatro atrizes: Denise Correia, Lívia França, Josi Varjão e Clara Paixão, que vivem diversos momentos da biografia da artista.

Se Acaso Você Chegasse

Dias:19/08 e 20/08 às 19h

Local: Espaço Cultural Barroquinha – Praça Castro Alves

Ingresso: R$ 20,00e R$ 10,00 (meia)

Noviças Rebeldes

Noviças Rebeldes, versão brasileira para o texto Nunsense do americano Dan Goggin, conta a estória de 5 freirinhas que saíram da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo com irmãs de um outro convento. As 52 outras freiras que ficaram morrem vítimas de botulismo, ao tomarem uma sopa feita pela cozinheira da Irmandade com legumes enlatados vencidos. Ao retornarem da noite de bingo, as cinco freiras sobreviventes descobrem que o caixa da Irmandade foi desfalcado com a compra de um Iphone 7Plus pela Madre e que só dispõem de recursos para o funeral de 48 delas, deixando as outras num freezer. Decidem, então, realizar um show beneficente para arrecadar dinheiro e enterrar as quatro restantes. São inúmeros os imprevistos num espetáculo repleto de diversão e belo visual com coreografias que vão do balé clássico ao sapateado e uma trilha que reúne ritmos como o baião, chorinho, axé e o funk, embalando as estórias de cada uma das cinco freiras super stars.

Noviças Rebeldes

Dias: 19/08 3 20/08 às 20h

Local: Teatro do ISBA – Av. Oceânica, Ondina

Ingresso: R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia)

Danos Morais

Não é um solo de stand-up comum. O espetáculo conta com momentos de grande interação com a plateia como, por exemplo, a criação de um grupo de whatsapp, área totalmente restrita para aqueles que fazem parte do show. A facebooker usa recursos como projeções interativas, sons, vídeos e internet para criar uma atmosfera de profunda imersão do público no espetáculo. Durante a apresentação os momentos de improviso são um show aparte. Marcela interage com o público transformando-os em parte integrante do espetáculo. Sempre com muito bom humor e descontração.

Danos Morais

Dias: 19/08 às 20h e 20/08 às 19h

Local: Teatro Jorge Amado – Av. Manoel Dias da Silva, Pituba

Ingresso: R$ : R$ 60,00 e R$ 30,00 (meia)

As Pequena Raposas

Os Hubbards crescem economicamente com a exploração de mão de obra barata na região e ludibriando pessoas para obtenção de vantagens econômicas. Numa visão corrupta, utilitarista e gananciosa de que os fins justificam os meios, não poupam nem seus familiares, cujos arranjos matrimoniais se revelam com nítido caráter patrimonial. Face à possibilidade de associação com o capital industrial do Norte, representado pela Marshall Cia, as "pequenas raposas" da família Hubbard revelam toda sua ganância na exploração das pessoas (irmãos, marido, esposa, filhos, empregados), sem medir esforços para concretizar seus planos.

As Pequena Raposas

Dias:18/08; 19/08; 20/08; 21/08; 22/08 e 23/08 às 19h

Local: Teatro Martins Gonçalves- Rua Araujo Pinho, Canela

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)

FILMES

Pré-estreia

Castelo e Vidro

Baseado no livro Castelo de Vidro, da jornalista Jeanette Walls, a trama retrata a infância de Walls, criada com os irmãos no seio de uma família desequilibrada, bastante pobre e nômade.

Castelo e Vidro

Gênero: Drama

País de Origem: EUA

Duração: 127 minutos

Direção:  Destin Cretton

Elenco: Brie Larson, Max Greenfield, Sarah Snook, Naomi Ellen Watts, Ella Anderson, Chandler Head, Olivia Kate Rice, Sadie Sink, Josh Caras, Iain Armitage,

Exibição: UCI Orient Shopping Barra – sala 6 às 21h

UCI Orient Shopping da Bahia – sala 2 às 18h50

Lançamento: 24/08

Flores

Ane (Nagore Aranburu) é uma mulher em crise, descontente com o marido. Um dia, ela recebe flores em sua casa, sem conhecer o autor do gesto. Aos poucos, começa a receber ramalhetes com frequência, nutrindo um afeto cada vez maior pelo correspondente anônimo. No entanto, uma tragédia envolvendo um colega de trabalho força Ane a também comprar flores, para honrar o falecido. Enquanto enfrenta o luto, ela conhece duas outras mulheres, Tere e Lourdes, respectivamente mãe e esposa do colega morto.

Flores

Gênero: Drama