Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Acionistas privados voltam a pressionar Petrobrás sobre convocação da AGE, alerta Rosangela Buzanelli

julho 30, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia


A representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás, Rosangela Buzanelli, explica como a Associação dos Investidores no Mercado de Capitais (Amec) vem atuando para tentar desestabilizar a companhia

[Por Rosangela Buzanelli, em seu blog]

Passados mais de 40 dias que o Conselho de Administração da Petrobrás rejeitou a proposta de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para a eleição dos conselheiros e da presidência do CA, acionistas privados voltam à cena para tumultuar a ordem e tentar desestabilizar a companhia. A pressão agora é da Amec, a Associação dos Investidores no Mercado de Capitais, que representa os acionistas minoritários. Na sexta-feira (19), segundo a imprensa, a entidade enviou uma carta à empresa, questionando o motivo pelo qual a AGE não foi realizada em maio.

Vamos desenhar: o pedido de acionistas privados para convocação da AGE não foi acolhido na reunião do Conselho, em 7 de junho, pela esmagadora maioria do colegiado, simplesmente porque não estava fundamentado. Nove dos 11 conselheiros votaram contra, ou seja, a maioria absoluta, por não haver exigência legal ou estatutária para a convocação de uma AGE naquele momento. O CA, com base na legislação e estatuto social, tinha e tem, no caso de renúncia, legitimidade para eleger o novo conselheiro e presidente da companhia. E assim foi feito, tudo dentro das regras, da governança e da lei.

Gostem ou não, o fato é que a União é o sócio controlador da Petróleo Brasileiro S.A., tem pleno direito de nomear seus representantes no Conselho, assim como os presidentes da companhia e do CA. E o fez estritamente dentro das regras e legislação aplicáveis, aparentemente desconhecidas por esses acionistas que, por ignorância ou má-fé, insistem em questionar o inquestionável e não aceitar a decisão soberana do CA.

Tudo indica que a real intenção é provocar instabilidade, desperdiçar energia, para que a empresa não consiga manter o foco e trabalhar na realização dos grandes projetos, vitais para a companhia, para o Brasil e, sim, para seus acionistas.

Qual pedaço do não esses acionistas não entenderam?

Tag: acionistas, CA da Petrobrás, Rosangela Buzanelli

Busca

Últimas

  • Diretor do Sindipetro Bahia e da FUP se reúne com embaixador do Irã para estabelecer canal de diálogo sobre relações trabalhistas e soberania energética
  • Petroleiros e petroleiras da Bahia elegem delegação para a 12ª Plenafup
  • Fórum em Defesa dos Participantes da Petros: no caminho para a conclusão da Comissão Quadripartite
  • FUP e sindicatos iniciam negociação do novo plano de cargos
  • Petroleiros e petroleiras vão às ruas no 2 de Julho para defender preços justos e soberania energética

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like