O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 24/07/2018 | 1634 visualizações

PCR é tema de debate realizado pelo Sindipetro Bahia neste sábado, 28

Neste sábado, 28 de julho, o Sindipetro Bahia vai promover o debate sobre o Plano de Carreiras e Remuneração da Petrobrás - PCR. O evento acontecerá a partir das 9h no CEPE 2004, localizado na orla de Armação, em Salvador e contará com a presença dos debatedores: Clériston Bulhões (assessor jurídico do Sindipetro Bahia); Normando Rodrigues (assessor jurídico da FUP e do Sindipetro NF) e Cibele Vieira (diretora da FUP e do Sindipetro SP).

Se o PCR é benéfico aos trabalhadores e a gerência considera que se trata de uma relação “ganha-ganha”, qual a necessidade de oferecer um abono financeiro?

Seguindo a orientação da FUP, os sindicatos petroleiros começaram a denunciar na Justiça a ilegalidade do Plano de Carreira e Remuneração (PCR), que a Petrobrás está implantando de forma unilateral, em substituição ao Plano de Classificação e Avaliação de Cargos (PCAC), que é garantido no Acordo Coletivo de Trabalho.

A assessoria jurídica do Sindipetro Bahia já está tomando as providências para dar entrada na ação. Enquanto isto é muito importante que a categoria não faça adesão ao plano, pois corre risco de estar caindo em uma armadilha. A história nos ensinou que não se vende e nem se abre mão de direitos.

Se o plano for cancelado, o abono recebido pelo trabalhador poderá ser devolvido à empresa. A orientação, portanto, é que os petroleiros fiquem atentos para não cair na armação do PCR.

 Ao contrário do PCAC, que foi amplamente negociado com as representações sindicais, o novo plano de carreira foi concebido a portas fechadas pelos gestores, sem qualquer discussão com a categoria, e está sendo ofertado individualmente aos trabalhadores, em troca de vultosas bonificações, que custarão à estatal R$ 1,4 bilhão, segundo notícias divulgadas pela mídia.

A adesão ao PCR é voluntária e vai até 14 de setembro.

Não fique de fora deste debate! Contamos com a sua participação. O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. 

Dúvidas, ligar para os telefones: 3034-9344 / 9414

 

Fonte - Sindipetro Bahia