Publicado: 21/10/2016

Roteiro cultural 21/10 a 27/10

“Eu vou de rosa pro Alavontê”

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de detectar o câncer de mama nos estágios iniciais e arrecadar fundos para custear mamografias para a população carente da capital baiana, o Centro de Oncologia e o Serviço de Mastologia do Hospital São Rafael promoverão, no Barra Hall, o evento “Eu vou de rosa pro Alavontê” comandado pelo Movimento Musical  Alavontê.

“Eu vou de rosa pro Alavontê”

Atração: Movimento Musical  Alavontê

Dia: 21/10 às 21h

Local:  Barra Hall – Rua Barão de Itapoan, 218 - Barra

Ingresso: R$ 100,00 ( único)

O Tal do Autoral

O grupo realiza O Tal do Autoral V1, uma temporada de shows no recém reaberto Coaty, sempre com um artista convidado. São eles: Lívia Nery, Tropical Selvagem, Dimazz e Toco y Me Voy.

O projeto visa fortalecer o circuito de música autoral na cidade, agregando artistas e público interessado na nova música produzida na região. Na programação, Livia Nery, cantora e compositora; o grupo Tropical Selvagem, união do compositor e músico Ronei Jorge; do produtor, arranjador e compositor João Meirelles e da artista plástica Lia Cunha; o cantor e multiinstrumentista Dimazz; e a banda Toco Y Me Voy.

O Tal do Autoral

Dia: 21/10 às 17h

Local: Ocupação Coaty – Ladeira da Misericórdia

Ingresso: R$ 15,00

Sambagolá Laduá

Show de lançamento do EP Sambagolá Laduá, com participação de Mateus Aleluia, projeção da VJ A Maria (Andressa Costa) e intervenção de dança de Ed Cruz, do Ballet Folclórico da Bahia.

Sambagolá Laduá

Dia:  22/10 às 20h

Local: Casa Preta - Rua Areal de Cima, 7 - Dois de Julho

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 20,00(ingresso + EP). R$ 15,0 na porta

O Mar de Caymmi e Vinícius

Concebido durante a celebração do centenário desses dois ícones da música popular brasileira, esse projeto traz ao público uma apresentação que expõe artisticamente elementos marcantes na obra dos dois: a música, a poesia e o mar! Mar da Bahia, uma constante na vida musical de Caymmi e eternizado nas suas canções, e o mar da poesia de Vinícius de Moraes, carioca que tanto homenageou essa terra através de muitas das suas músicas, tão carregadas de sincretismo e da cultura afro-brasileira.

Cantora de voz marcante e performance vibrante, Ana Mameto mistura a cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando a força dos tambores e ritmos da Bahia a conteúdos musicais diversos, obtendo novas sonoridades através desta fusão.

O Mar de Caymmi e Vinícius

Dia: 21/10 às 20h30

Local: Café-Teatro Rubi – Sheraton Hotel da Bahia – Campo Grande

Couvert Artistico: R$ 60,00

Ronei Jorge – Sessão Especial

Compositor de música pop brasileira, Ronei Jorge começou sua trajetória no início da década de 90. Em seu trabalho solo, as músicas priorizam a narrativa em detrimento de um virtuosismo instrumental, buscando levar o ouvinte pra dentro da canção. A banda é formada pelo parceiro da Ladrões de Bicicleta, o baterista Maurício Pedrão, a baixista e vocalista Carla Suzart, que trabalhou com Ronei no Tropical Selvagem, Lívia Nery, cantora e compositora que possui trabalho solo e, no projeto, toca teclados e canta, e Ian Cardoso, guitarrista e compositor da banda Pirombeira.

Ronei Jorge – Sessão Especial

Dia: 21/10 às 21h

Local: Commons Studio Bar  - Rua Odilon Santos – Rio Vermelho

Ingresso: R$ 15, 00 (lista) R$ 20,00 (portaria)

DJ Lúcio K em Festa "Vim pra Dançar

Neste sábado tem mais uma "Vim pra Dançar" Do Reggae ao Rock, do Soul ao Ska, do Samba ao Maracatu, sem hits descartáveis música super dançante numa mistura única de clássicos da música mundial e brasilidades

DJ Lúcio K em Festa "Vim pra Dançar

Dia: 22/10 às 23h30

Borracharia - Rua Conselheiro Pedro Luís, 101. Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30 (homem) R$ 20 (mulher)

Luciano Calazans e seu Baixo em Pauta

Com um repertório mesclando canções de seu álbum “Contrabaixo  Astral” Luciano Calazans apresenta gratuitamente show batizado com seu nome, marca registrada bastante conhecida no meio musical e fora dele. Nos 50 minutos de show Luciano apresentará  composições inéditas e parcerias com outros artistas, O show terá Luciano conta com participações de amigos artistas que fazem parte de sua carreira Kiko Souza, Gilmar Chaves, Gerônimo e Yacoce Simões, celebrando na ocasião os seus quase 30 anos de estrada.

Luciano Calazans e seu Baixo em Pauta

Dia: 23/10 às 11h

Local: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia,06, Praçã da Sé

Ingresso: Gratuito

Dão e a Caravana Black, Coletivo Nozmoskada e Márcio Mello na Biergarten

Para festejar as 12 edições da Biergarten, os organizadores montaram uma grade de atrações que representam a essência do evento, uma musicalidade negra baiana, brasileira com uma mistura da black music, punk, discotecagem com sambajazz, afrobeat, dub, tropicália, além do clássico rock.

Dão e a Caravana Black, Coletivo Nozmoskada e Márcio Mello são os responsáveis pela trilha sonora da festa. Além deles, evento ainda conta com uma bela vista do pôr do sol, onde você pode degustar um cardápio variado defood trucks, se aventurar pelos mais de 20 rótulos de cervejas artesanais como a nova linha Brahma Extra, a paulista Colorado, a Wäls – premiada cerveja mineira e as baianas Inocente, Estrela Tricolor e a Rhoncus Loco, além de prestigiar a loja colaborativa da Somos – Coletivo Criativo.

Dão e a Caravana Black, Coletivo Nozmoskada e Márcio Mello na Biergarten

Dia: 23/10 a partir das 14h

Local: Trapiche Barnabé  - Avenida Jequitaia, 05. Comércio

Ingresso: R$ 35 (3º lote) antecipado pelo site Sympla e R$ 40 na bilheteria no dia do evento.

Amigos da Madragoa  e Convidados

Chorinho, bolero, forró, samba, salsa, jovem guarda, dentre outros para compoem o eclético repertório do Amigos da Madragoa. Eles se reunem nas tardes de domingo na Ribeira, apresentação gratuita.

Amigos da Madragoa  e Convidados

Dia: 23/10 às 16h

Local:Largo da Madragoa, Ribeira

Vitrola Baiana

Formada pelos músicos Guga Barbosa (voz), Marcelo Costa (contrabaixo), Marcus Santos (bateria), Felipe Guedes (guitarra) e Bruno Aranha (teclado), a banda Vitrola Baiana revisita diversos momentos da música produzida na Bahia, desde aTropicália até o Axé Music, e trouxe elementos que passeiam pelo pop, funk, maracatu, axé e frevo nas quinze canções inéditas e autorais do album “Negros, Brancos e Baianos” .

Vitrola Baiana

Dia: 26/10 às 21h

Local: Varanda do Teatro SESI - Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho.

Ingresso – Não informado

Literatura

Parada do Livro

A Parada do Livro 2016  oferece ao público distribuição gratuita de livros, performance de teatro, apresentação musical com Fábio Haendel, recital de poesias, bate papo com escritores e poetas, contação de histórias e autógrafos do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

Parada do Livro

Dia: 21/10 das 9h às 16h

Local: Praça do Campo Grande

Ingresso: Gratuito

TEATRO

Bululú – Estórias da Invenção do Mundo

Com texto e direção do espanhol Moncho Rodriguez, o espetáculo conta a saga de dois comediantes que chegam a um lugar onde pensam realizar o seu ofício de cada dia, ou seja, representar. Recitam, explicam e comentam todos os momentos do seu texto até que Bartolomeus começa a questionar a razão de estarem ali. Estas e outras questões abalam o mundo dos dois comediantes e levantam-lhes ainda outra dúvida: deverão escolher a ação da arte ou uma sociedade cada vez menos poética, menos sensível e mais consumista? A montagem foi indicada nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Ator do Prêmio Braskem de Teatro.

Bululú – Estórias da Invenção do Mundo

Dias: 22/10 e 23/10 às 20h

Local: Teatro Sesi Rio Vermelho

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00

O Contentor

Três homens africanos, de diferentes países, decidem imigrar ilegalmente para a Europa. Durante a viagem, feita no porão de um navio, compartilham suas histórias de vida e elaboram planos para um futuro próximo, mas, na chegada, são descobertos e aprisionados dentro de um contêiner (ou “contetor”, no português de Angola). Este é o mote da peçaO Contetor, escrita em 1995 pelo dramaturgo angolano José Mena Abrantes a partir de um fato real que aconteceu no Porto de Lisboa.

O Contentor

Dias: 21/10 e 22/10 às 20h e 23/10 às 19h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público -Campo Grande

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00

Acorda pra Cuspir

A insanidade dos tempos modernos é o tema dessa comédia do autor americano Eric Bogosian, que através do protagonista José Silva, conta a história de um homem que se vê refém de um sistema social que busca incessantemente o sucesso, o dinheiro e a fama a todo custo. Uma visão satírica dos tempos atuais. Loucura e ambição se jogam no imaginário coletivo rendendo a plateia a sua forma mais entregue de sequestro: o riso. Com atuação de Marcos Veras, considerado um dos destaques da nova geração de comediantes, o monólogo se apresenta em Salvador em outubro

Acorda pra Cuspir

Dias: 21/10 e 22/10 às 21h e 23/10 às 20h

Local: Teatro do ISBA – Av. Oceânica, Ondin

Ingresso: R$ 35,00 (Sexta e Domingo – Meia), R$ 40,00 (Sábado – Meia), R$ 70,00 (Sexta e Domingo – Inteira) e R$ 80,00 (Sábado - Inteira)

Kaiala

Em seu primeiro solo, Sulivã Bispo percorre a trajetória da menina Kaiala a partir de três pontos de vista: a avó, o irmão de santo e uma evangélica, para discutir temas como racismo, intolerância religiosa e a morte sistemática de jovens negros no Brasil.

Kaiala, divindade das grandes águas, dos mares e oceanos, tida, segundo a visão Bantu, como o útero materno gerador de todas as espécies, inclusive a raça humana, é a inspiração poética para contar a história de uma menina de 10 anos assassinada em uma invasão ao seu terreiro.

Kaiala

Dias: 21/10; 22/10 e 23/10 às 19h

Local: Espaço Cultural da Barroquinha - Praça Castro Alves, Centro

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante

A aula-espetáculo Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante revela os caminhos percorridos pela atriz Flávia Gaudêncio, no diálogo entre teatro e cultura popular, mas especificamente o Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em cena são revelados, de forma poética, alguns elementos encontrados nesta brincadeira, que contribuíram para a construção de experimentações cênicas.

Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante

Dias: 21/10 e 22/10 às21h e 23/10 às 20h

Local: Teatro Martim Gonçalves - Rua Araújo Pinho, Canela

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

A Máquina que Dobra o Nada – Projeto Domingo no TCA

Com canções inéditas executadas ao vivo e várias coreografias interpretadas pelo elenco, o espetáculo busca livre inspiração em poesias e neologismos do escritor e poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014).Reunindo em cena dez atores e três músicos, a montagem aborda temas atuais, discutindo a tecnologia e o contexto das relações virtuais. O texto explora as descobertas do processo de crescimento e, ao mesmo tempo, inclui de forma divertida conhecimentos de Ciências, História, Cultura, Língua Portuguesa, entre outros temas.

A montagem gira em torno da amizade entre um garoto e um cientista, que planejam, juntos, criar uma máquina misteriosa, capaz da intrigante proeza de dobrar o nada. Ambientada no universo fantástico, a encenação tem surpreendido crianças e adultos pela dinâmica e originalidade.

A Máquina que Dobra o Nada -  Projeto Domingo no TCA

Dia: 23/10 às 11h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 1,00 e R$ 0,50. Vendas somente no dia, a partir de 9h, com acesso imediato do público.

ES:CA :PE

Muitas pessoas dizem que é impossível assobiar e chupar cana, não é verdade? Mas, assim como muitos dos mitos que nossos antepassados contam, parece que essa teoria é inválida – pelo menos nas mãos do pessoal do coletivo ERA Game Studio. Com uma asserção no mínimo curiosa, eles trazem para o palco uma projeção já feita em jogos há muito tempo: a sensação de escolha para o jogador (que nesse caso é também plateia), que pode influenciar fortemente no meio e fim da trama a depender dos caminhos escolhidos – tudo sem improviso.

ES:CA :PE

Dia: 23/10 às 18h

Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura - Salvador Shopping Av. Tancredo Neves, 2915, Caminho das Àrvores

Ingresso: R$ 40,00 e R$ 20,00

FILMES

Deixe-me Viver

Luiz Sérgio (Bernardo Dugin) é um jovem espírita que foi chamado para uma grande obra. Ele é convocado para escrever vários livros ligados ao espiritismo, sendo um deles o Deixe-me Viver. Para escrevê-lo, Luiz embarcou em uma jornada a fim de resgatar espíritos que se encontram nos umbrais, locais em que alguns espíritos vão para pagar pelos pecados cometidos. Nessa missão, ele vai se deparar com vários casos de abandono e rejeição, e tentará fortalecer laços familiares.

Deixe-me Viver

Gênero: Drama

País de Origem: Brasil

Duração: 103 Minutos

Direção: Clóvis Vieira

Elenco: Sabrina Petraglia, Feranando Peron, Rocco Pitanga, Tomaz Costa, Mário Cardoso.

Exibição: Cinépolis Bela Vista -Sala 08 às 14h40

O Mestre dos Gênios

Biografia de Max Perkins, um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor.

O Mestre dos Gênios

Gênero: Biografia / Drama

País de Origem: EUA / Reino Unido

Duração: 104 Minutos

Direção: Michael Grandage

Elenco: Vanessa Kirbye, Nicole Kidman, Jud Law, Guy Pearce, Colin Firth, Laura Linney, Dominic West.

Exibição: UCI Orient Shopping Barra – Sala 07 ( Delux) às 15h10; 19h40; 00h