Publicado: 05/06/2017

Roteiro cultural 06/06 a 09/06

TEATRO

Boca a Boca: um solo para Gregório

O espetáculo musical “Boca a Boca: um solo para Gregório”, com o ator baiano Ricardo Bittencourt, faz temporada em Salvador a convite do Rubi. O recital tem roteiro e direção de João Sanches.

A obra busca reconhecer a importância do poeta baiano, que é considerado, por muitos teóricos, o primeiro escritor brasileiro efetivamente nascido no Brasil, em 1636. Depois de ficar conhecido como “Boca do Inferno” e “Boca de Brasa”, pelas críticas ferozes e debochadas que fazia em suas poesias à sociedade do século XVII, Gregório foi preso e enviado para exílio em Angola.

Boca a Boca: um solo para Gregório

Dias:05/06 e 06/06 às 20h30

Local: Café Teatro Rubi – Saheraton Hotel da Bahia – Campo Grande

Couvert Artístico: R$ 60,00

Rodas Permaculturais de Conversa

Com objetivo de fomentar a discussão e troca de ideias sobre sustentabilidade, desenvolvimento urbano e meio ambiente, o Teatro Vila Velha em parceria com Toca Ambiental e o Instituto de Permacultura da Bahia traz como tema da Roda “ “Permacultura na Bahia: história, desafios e perspectivas”. A entrada é gratuita e os interessados devem confirmar a presença enviando um e-mail para [email protected].

Rodas Permaculturais de Conversa

Dia: 05/06 às 18h30

Local: Cabaré dos Novos – Teatro Castro Alves

Ingresso: Pague quanto quiser

Cabaret Drag

O Cabaret Drag King é um espetáculo de variedades que aborda a temática do gênero, com destaque para as masculinidades. Cada edição reúne cerca de 10 artistas para explorar o tema através de sketches, montação, dublagem, dança, solos, etc. Um(a) mestre de cerimônias faz a ponte entre as apresentações e interage com artistas e público, compondo um espetáculo bem humorado e versátil. O bar funciona durante o espetáculo, que tem som da DJ Adriana Prates e projeções de Jacson Costa.

Cabaret Drag

Dia: 06/06 às 20h

Local: Cabaré dos Novos – Tatro Vilha Velha- Campo Grande

Ingresso: R$ 20,00 e R$10,00

A Mais Forte de August Strindberg & Persona de Ingmar Bergman

O Cine_Drama 2017 Ano II apresenta no dia 06 de junho a leitura dramática da peça "A Mais Forte" de August Strindberg com a exibição do filme "Persona" de Ingmar Bergman!

Na leitura as atrizes Fafá Menezes e Cristina Leifer, com direção do cineasta Henrique Dantas.

O projeto Cine_Drama consiste na leitura dramática de textos de teatro que foram adaptados para o cinema juntamente com a exibição dos seus respectivos filmes.

A Mais Forte de August Strindberg

Dias: 06/06 às 18h

Local: Teatro SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, Rio Vermelho

Ingresso: Gratuito

Barrela

Todo o espetáculo tem como cenário uma cela, na qual seis presos dividem um pequeno espaço e vivem inúmeros conflitos. A situação se agrava com a chegada de um novo preso, um tipo burguês, batizado pelos outros de “Garoto” ou “Carne Nova”, que acaba sendo violentado pelos colegas. Barrela é o primeiro texto do conceituado dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. Amontagem da Cia de Teatro Gente leva o público a entrar e sair como numa visita a um presídio.

Dirigido por Nathan Marreiro, o espetáculo volta aos palcos no Teatro Vila Velha para celebrar seus 10 anos de trajetória. No elenco, os atores Ailson Leite, Antônio Soares, Daniel Calibam, Everton Machado, Franclin Rocha, Amós Heber, Ismael Marques, Jhoilson de Oliveira, André Nunes, Ruhan Álvares e Victor Kizza.

Barrela

Dia: 08/06 às 20h

Local: Teatro Vila Velha – Campo Grande

Ingresso: R$ 20,00 e R$10,00

DANÇA

Corpos em Movimento

Corpos em Movimento é um festival de danças do Ballet Acadêmico da Bahia, onde os alunos apresentam o resultado de coreografias estudadas durante todo o primeiro semestre, em diversos estilos e ritmos, valorizando o corpo representado em movimentos ricos, leves e alegres que destacam a arte de dançar.

Corpos em Movimento

Dia: 07/06 às 20h

Local: Sala Principal do Teatro Astro Alves

Ingresso: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Step by Step

Dando sequência à série de espetáculos vindos diretamente da Rússia, o espetáculo "Step by Step" vem pela primeira vez ao Brasil com apresentação de sapateado. A atração garante a combinação perfeita de uma boa música, com pianista, cantores e artistas talentosos, e tem como conseqüência o encantamento do público.

Step by Step

Dia: 08/06 às 20h

Ingresso: Filas A a W– R$ 100,00 (meia) / R$ 200,00 (inteira); X a Z8 150.00 (inteira0 e 75,00 (meia); Z9 a Z11 R$ 100,00 (inteira) e 50,00 (meia)

EXPOSIÇÂO

Tom Zé 80 Anos

Fotos de acervo, textos, com inclusões em braile, e vídeos extraídos de diversos documentários relevam a sua evolução do músico e delineiam desde a sua origem no interior da Bahia, o começo de carreira, a Tropicália, o reconhecimento internacional, os prêmios e as homenagens recebidas ao longo dos anos.

Exposição Tom Zé 80 Anos

Temporada: 08/06 a 06/08. das 9h às 18h, de terças-feiras a domingos

Local: CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Entrada franca

MÙSICA

Segundas Concertantes

Uma oportunidade de ouvir música clássica com mediação dos próprios músicos de orquestra, que apresentam o contexto de criação das obras, sua localização na história da música, sua importância criativa: este é o mote da série “Segundas Concertantes”. As apresentações didáticas de apreciação musical vêm ocupando espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, no intuito de alcançar novas plateias e ir ao encontro das pessoas de forma próxima e acolhedora.

Segunda Concertantes

Dia: 05/06 das 13h30 às 14h30

Local: Foyer do Teatro Castro Alves - Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande

Ingresso: Gratuito

Por que choras? Em Chorinho – A Alma da Música Brasileira

Abrindo a programação do mês de junho do Projeto Segundas do Chorinho, convida o grupo Por que choras? Para apresentar a música genuinamente brasileira.

Por que choras? Em Chorinho – A Alma da Música Brasileira

Dias: 05/06 às 20h

Local: Varanda do SESI – Rua Borges dos Reis, Rio Vermelho

Couvert Artístico: R$ 20,00

Noites Instinto Coletivo – Quanto Vale o Show

A ideia do evento é abrir portas para artistas locais, em início de carreira, para fazerem um som e mostrar sua qualidade no palco. Geralmente são duas bandas por noite e os estilos mais recorrentes são rock, blues, ska, jazz e hip hop.

Nesta edição em especial, vai rolar o som da InSolo, com o seu Rock autoral de bons refrões e guitarras nervosas e a banda Vernal com sua pegada pop e muito enérgica, além do DJ Big Bross abrindo a noite as 19h.

Noites Instinto Coletivo – Quanto Vale o Show

Atrações da noite:  banda Vernal e DJ Big Bross

Dia: 06/06 às 19h

Local: Dubliners Irsh Pub – Rua da Paciência, Rio Vermelho

Ingresso: Pague quanto puder

LITERATURA

Lançamento do livroA última clandestina em Paris e outras histórias”, de Emiliano José

O livro “A última clandestina em Paris e outras histórias”, é o quinto volume da série “Galeria F – Lembranças do Mar Cinzento”. A obra resgata a história de Maria José Malheiros, militante de esquerda que viveu 40 anos com um nome falso.

Emiliano José conta ainda outras histórias, como a saga de Haroldo Lima e Solange, da médica Cleuza Borges e José Carlos Zanetti; da psicanalista Jacy da Franca Soares e Geraldo Soares Silva; além de três psicólogas assassinadas: Iara Iavelberg, Pauline Philipe Reichstul e Aurora Maria Nascimento Furtado. No prefácio, o psicanalista Cláudio Carvalho ressalta a predominância de personagens femininas, num momento em que políticos patriarcais tomam o poder político. Ele revela a militância clandestina, como trabalhadores do cacau, do casal Rubem Leal Ivo, engenheiro, e Anete Brito Leal, Doutora em sociologia, professora da UFBA e da Université de Paris XII.

Lançamento do livroA última clandestina em Paris e outras histórias”

Dia: 08/06 às 18h

Local: Bahia Othon Palace Hotel – Av. Oceânica, Ondina

FILMES

Inseparáveis

Felipe é um milionário tetraplégico que busca um assistente terapêutico. Não gostando de nenhum entrevistado, decide contratar o jardineiro Tito, que não apresenta nenhuma qualificação para o cargo. Entre os dois nasce uma grande amizade.

Inseparáveis

Gênero: Comédia / Drama

País de Origem:

Duração: 108 minutos

Direção: Holger Haase

Elenco: Oscar Martínez, Rodrigo de la Serna, Franco Masini, Alejandra Flechner, Florian David Fitz, Henry Hübchen, Leslie Malton, Thekla Reuten

Exibição: Saladearte Cinema do Museu – Sala 1 às 20h50

Saladearte Cine Passeo –sala 1 às 14h20 e às 18h20

UCI Orient –sala 5 às 1730 e às 22h30

Com os Punhos Cerrados

Eugenio, Joaquim e João são três jovens que, através de uma rádio clandestina, lutam pela liberdade e planejam a revolução, invadindo as transmissões das rádios de Fortaleza e atacando a base constitutiva da sociedade burguesa e capitalista. Quando começam a incomodar os poderosos, suas vidas passam a correr risco, ao mesmo tempo em que surge uma bela e misteriosa ouvinte que deseja se unir a eles e pode transformar os seus destinos

Com os Punhos Cerrados