Publicado: 04/05/2018 | 2063 visualizações

Seminário discute desinvestimentos da Petrobrás e impactos na economia da Bahia

Acontece na próxima segunda-feira (7), o Seminário “O papel da Petrobras na economia da Bahia” iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara de Deputados, presidida pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA). O evento, aberto ao público, que visa discutir os impactos dos desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional e no estado, será realizado no auditório 1, do Senai Cimatec, em Salvador.

Na pauta principal será abordada a desativação das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) na Bahia e em Sergipe e a venda da refinaria Landulpho Alves, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), dentre outros assuntos. O parlamentar baiano explica a mobilização da Comissão entorno dos temas, alertando para os impactos sofridos em relação aos cortes realizados pela estatal nos últimos anos.

"A Bahia vai sair do mapa de investimentos da Petrobrás com o encerramento das operações realizadas nos terminais marítimos, desativação das sondas de perfuração terrestre utilizadas para encontrar novos reservatórios e desmonte do setor de biocombustível. Por isso, estamos mobilizando a sociedade, trabalhadores, Governo da Bahia, empresários para discutir estas importante questões", afirmou Daniel.

As medidas atuais de desinvestimento defendidas pela estatal contribuem para a estagnação do crescimento econômico e a industrialização da região nordeste implicando, principalmente, no aumento do desemprego e redução da geração de renda. Almeida fala sobre a articulação para tentar barrar mais esse ataque ao patrimônio brasileiro.

"A Bahia tem uma relação histórica com o petróleo, sendo berço nacional da extração com o primeiro poço perfurado no bairro do Lobato, subúrbio ferroviário de Salvador, em 1930. A descoberta foi fundamental para o desenvolvimento da atividade petrolífera baiana e criação da Petrobras em 1953. Então, o fechamento da Fafen significa a possibilidade real de cerca de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação".

Primeira atividade externa da CDEICS, o seminário pretende inaugurar nova fase de debates sobre o planejamento estratégico da Petrobras e as consequências da falta de investimento da estatal, reunindo sociedade, trabalhadores, Governo da Bahia, empresários e setor produtivo.

Entidades que vão compor a mesa de debate:

• Governado do Estado da Bahia
  • Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB
  • Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras
  • Associação Brasileira das Indústrias Químicas - Abiquim
  • Federação Única dos Petroleiros - FUP
  • Sindicato dos Petroleiros da Bahia - Sindipetro
  • Sindicato dos Trabalhadores Da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia - Sindiquímica
  • Fecomércio – BA
  • Economista Armando Avena