O que você achou dessa matéria?
bom (0) ruim (0)
Publicado: 03/09/2018 | 1970 visualizações

Feira da Solidariedade promovida pelo Sindipetro Bahia cadastra quase 300 doadores de medula óssea

Um compromisso com a vida. Esse foi o senitmento definido pelos participantes que vivenciaram os quatro dias da Feira, ocorrida em Madre de Deus durante a última semana do mês de agosto.  Para o coordenador do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, foi muito gratificante. “ A gente fica realizado em poder colocar em prática um dos eixos que movem a nossa entidade, que é atuar como um sindicato cidadão e contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, onde todos possam ter acesso à saúde, educação e ao trabalho”, avalia.


A FEIRA – Com profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, psicologia, entre outros, a Feira contabilizou mais de mil atendimentos, 165 bolsas de sangue arrecadadas pelo HEMOBA e quase 300 cadastros realizados para o banco de doadores de medula óssea. 

Os serviços oferecidos durante os quatro dias foram: Medição de glicemia; exame de optometria (que analisa o estado geral da visão); aplicação de flúor; avaliação fisica; cabelereiro; consultoria jurídica. 

Na oportunidade, palestras sobre temas de extrema importância foram abordados, como doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que no Brasil as DST’s atingem mais de 10 milhões de pessoas; violência doméstica, algo extremamente preocupante, além de quadros de transtornos psiquiátricos, entorpecentes e saúde da mulher. Na oportunidade ainda foi possível conferir shows musicais e barraquinhas com vendas de lanches.

 

DOAR SANGUE É SALVAR VIDAS

No Brasil, há uma carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação.  Atualmente, o percentual anual de doadores, no país, varia de 1,76 a 1,78% da população, quando o necessário seria de 3% a 5%. 

Curiosidades sobre o processo de doação:

•    Quatro é o numero de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue;
•    O sangue representa 4% do peso corporal de cada individual adulto;
•    O processo de doação de sangue demora 1h;
•    Ao doar sangue, não há aumento nem perda de peso;
•    A doação de sangue não causa nenhum risco de contração de doenças pelo doador.

Quem pode doar?

•    Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 69 anos e com mais de 50kg;
•    Menores de 18 anos devem ter a autorização escrita dos pais e no ato, devem estar acompanhados pelo responsável legal;
•    Ao ir ao centro de coleta, o doador precisa estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h.
•    Seja verdadeiro quando responder ao questionário. 

Fonte - Sindipetro Bahia