Absurdo: Petrobrás pretende compilar postos de monitoramento de Araçás e Bálsamo, pondo em risco a segurança dos trabalhadores
setembro 18, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A direção do Sindipetro Bahia foi informada sobre a intenção da gerência da Petrobrás na Bahia (UN-BA) de compilar os postos de turno de monitoramento das estações de Araçás e Bálsamo, transformando dois postos em um. A medida gerou preocupação imediata, pois são duas das maiores unidades de produção da companhia no estado, separadas a uma distância de 62 km, trecho que pode durar mais de uma hora por veículo terrestre.
Se efetivada, a compilação pode implicar em precarização da qualidade do trabalho de monitoramento, já que são estações de grande porte, com sistemas diversos, inviabilizando a operação por um único operador. Neste cenário, é possível que haja aumento no risco de incidentes de segurança e de acidentes de trabalho.
Além dessa consequência vital para a segurança do trabalho, a distância geográfica entre Araçás e Bálsamo vai refletir negativamente na rotina dos trabalhadores e trabalhadoras dos turnos de monitoramento, pois vai haver alteração no roteiro do transporte.
Em razão desses motivos, a direção do Sindipetro-BA enviou ofício à gerência da UN-BA, solicitando uma reunião em caráter de urgência para tratar sobre este assunto. A segurança do trabalhador e da trabalhadora deve estar sempre em primeiro lugar.