ACT conquistado na greve é aprovado em 13 sindicatos da FUP
dezembro 26, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Assembleias realizadas nesta sexta no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Ceará e em Duque de Caxias aprovaram a suspensão da greve; movimento continua no Norte Fluminense
[Da comunicação da FUP]
Após ajustes redacionais na minuta do ACT e nas cartas-compromisso da Petrobrás e da Transpetro, bem como a prorrogação até esta sexta, 26, do acordo sobre os dias parados, as assembleias realizadas hoje no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Ceará e em Duque de Caxias aprovaram a proposta e a suspensão da greve. No Norte Fluminense, a assembleia deliberou pela continuidade do movimento.
Nas outras 09 bases sindicais da FUP, os trabalhadores e as trabalhadoras já haviam aprovado o ACT nas assembleias realizadas na última terça-feira, 23, suspendendo a greve no nono dia, após indicativo das direções sindicais no Conselho Deliberativo (CD) da Federação. Esse foi um momento decisivo para o desfecho da campanha reivindicatória, pois todos os canais de negociação se esgotaram e a diretoria da Petrobrás havia aprovado entrar com dissídio no TST já no dia 23 de dezembro.
Ou seja, se entrasse em dissídio, a categoria correria o risco de perder os avanços arrancados na greve e durante a negociação, até mesmo cláusulas do atual ACT e as cartas-compromisso, entre elas a que trata da solução para os PEDs. Isso só não aconteceu porque o indicativo do Conselho da FUP foi aprovado em nove sindicatos, evitando o dissídio coletivo já naquele momento.
É importante reforçar que o indicativo de aprovação só foi dado após a FUP receber todas as minutas e cartas-compromisso das empresas do Sistema Petrobrás. E, ainda assim, as direções sindicais seguiram ajustando as redações, antes da assinatura de qualquer um dos acordos, como foi condicionado no CD. Nesse sentido, foram garantidos:
1 – Prorrogação até 26/12 do acordo sobre os dias de greve.
2 – Extinção do parágrafo da minuta do ACT que fazia referência à retirada de uma ação judicial específica do ES.
3 – Cabiúnas: Inclusão da especificidade da incorporação dos trabalhadores do UTGCAB como um dos temas que serão tratados no Fórum que discutirá a Pauta pelo Brasil Soberano.
4 – Transpetro: ampliação do GT de conformidade de práticas de Recursos Humanos para verificar o cumprimento do acordo de adicional de dutos e a garantia de que não haverá retiradas enquanto durar.
A FUP respeita a decisão soberana da assembleia do Norte Fluminense e seguirá junto com os trabalhadores e as trabalhadoras da região, lutando ao lado do Sindipetro NF para encontrar caminhos para o encerramento da greve.
Tag: Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, Campanha Reivindicatória - ACT 2025

