Começou a eleição para o COMCOB da Petros. Vote nos candidatos apoiados pela FUP
outubro 14, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A FUP e demais entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros reforçam a importância de eleger representantes da categoria para o Comitê Consultivo dos Planos de Benefícios da Petros. Se você é do PP-2, vote na dupla 71, formada pelos petroleiros Hoffman (Sindipetro ES) e Fábio Canté (Sindipetro LP)
[Da comunicação da FUP]
Começou nesta segunda-feira, 13, a eleição dos representantes dos participantes e assistidos para os Comitês Consultivos dos Planos de Benefícios (COMCOBs) administrados pela Petros. A eleição prosseguirá até 27/10 e tem duas duplas de candidatos apoiadas pela FUP e pelas demais entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros.
São elas a dupla 71, formada pelos candidatos do PP-2 – Hoffmann (técnico de operação/Sindipetro ES) e Fábio Canté (engenheiro de petróleo/Sindipetro LP) – e a dupla 92, formada pelos candidatos do PPSP-NR, cujos integrantes são Domingos (aposentado/FNP) e Marco Aurélio (marítimo/Conttmaf).
O que é para que serve o COMCOB
O COMCOB é um fórum consultivo criado pela Diretoria da Petros, com o objetivo de aumentar a transparência sobre a gestão dos planos e, portanto, um espaço de representação importante para fiscalização e participação direta dos trabalhadores e trabalhadoras na administração e nos investimentos que impactam diretamente o patrimônio da categoria.
Todos os planos administrados pela Petros terão um COMCOB com representantes eleitos pelos participantes/assistidos e indicados pelas patrocinadoras. Eles não serão remunerados e terão a oportunidade de participar de maneira ativa das etapas de planejamento e de fiscalização da gestão dos planos de previdência, acompanhando reuniões periódicas sobre temas, como:
– Resultados de investimentos realizados;
– Resultados das avaliações atuariais dos Planos de Benefícios;
– Custeios administrativos dos Planos de Benefícios;
– Reformas e alterações no Regulamento dos Planos de Benefícios.
Conquista do AOR
O diretor da FUP, Paulo César Martin, lembra que os COMCOBs são uma conquista da FUP no Acordo de Obrigações Recíprocas (AOR). “Em 2007, quando o AOR foi assinado, a previsão era que esses Comitês seriam denominados Comitês Gestores do então Plano Petros do Sistema Petrobrás (PPSP) e do novo Plano Petros 2”, explica.
Ele destaca que o AOR também previa que os Comitês seriam formados paritariamente por representantes eleitos por participantes e assistidos e indicados pela Petrobrás e que acompanhariam e fiscalizariam a gestão dos planos que a Petros administra. “Foram muitos anos de luta, pressão e cobrança, até que esses Comitês se tornassem realidade. De todas as conquistas do AOR, falta ainda a implementação da eleição de dois diretores da Petros, um para a área de seguridade e o outro para a área de administração e finanças”, ressalta.
Se você é do PP-2, vote 71
Os candidatos para o COMCOB do PP-2 apoiados pela FUP e demais entidades do Fórum são: Hoffmann (técnico de operação da Petrobrás, diretor da FUP e coordenador do Sindipetro ES) e Fábio Canté (engenheiro de petróleo da Petrobrás e diretor do Sindipetro LP). Confira abaixo as principais propostas do programa de trabalho da dupla 71:
- Defesa dos direitos: impedir retirada de benefícios e manter planos sustentáveis.
- Transparência: garantir clareza na gestão e relatórios acessíveis.
- Fiscalização: acompanhar decisões e cobrar prestação de contas.
- Participação: diálogo ativo com participantes e assistidos.
- Educação: incentivar formação e informação previdenciária.
- Atuação técnica e sindical: compromisso com sustentabilidade e valorização.
Se você é do PPSP-NR, vote 92
Domingos Ribeiro, petroleiro aposentado da Petrobrás, e Marco Aurélio, marítimo e diretor do Conttmaf, são a dupla do COMCOB do PPSP-NR apoiada pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros. Conheça a proposta da dupla 92:
Criar canais diretos com a base do plano; criar grupo técnico com assessoria especializada; acompanhar de perto o fim dos PEDs, informando cada etapa do processo; supervisão da política de investimentos; análise da rentabilidade, dos riscos; esclarecer as regras de empréstimos; avaliar de forma crítica as despesas administrativas do plano; buscar informações em ações judiciais; garantir transparência nas ações; colaborar com conselheiros fiscais e consultivos.
Como votar
Para votar é muito simples: acesse a Área do Participante no Portal Petros ou no aplicativo com o seu número de matricula e senha. Clique no banner do COMCOB para entrar no ambiente de votação, escolha o seu plano e vote nas duplas indicadas pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros: dupla 71 (para o PP-2) e dupla 92 (para o PPSP-NR). Depois é só confirmar o voto.
Caso não lembre sua senha ou matrícula para acessar a área logada do site ou o aplicativo, clique em “Esqueci minha matrícula” ou em “Esqueci minha senha”, siga as instruções e as informações serão enviadas para o seu e-mail cadastrado na Petros.