Nova ordem mundial e transição energética justa
Com o tema “Acordo Coletivo Forte e Transição Energética Justa”, a 12ª Plenafup tratará de questões estruturantes para as trabalhadoras e os trabalhadores do setor petróleo, como a construção de um Pacto Global que garanta direitos, segurança, diversidade e responsabilidade social em todas as regiões em que a Petrobrás atue e uma proposta de transição energética que seja de fato justa, participativa e inclusiva. Outro tema que será tratado pelos petroleiros e petroleiras é a geopolítica industrial frente à nova ordem mundial e seus impactos para a classe trabalhadora, sobretudo no Brasil. Confira abaixo na programação os palestrantes convidados.
Acordo Coletivo forte
O fortalecimento do Acordo Coletivo de Trabalho em todo o Sistema Petrobrás, com mais direitos e condições seguras de trabalho para a categoria, é outro eixo central desta Plenafup, assim como a valorização dos empregados, aposentados e pensionistas. A plenária debaterá agendas de lutas que garantam avanços na proposta unitária de um novo plano de cargos e salários, construída pela FUP e FNP, bem como no avanço da proposta negociada na Comissão Quadripartite para acabar com os equacionamentos dos planos Petros (PPSP-R e PPSP-NR).
Ato na Refinaria Abreu e Lima
Na terça-feira, 05, pela manhã, as delegações participarão de um ato nacional na entrada da Refinaria Abreu e Lima, organizado pelo Sindipetro PE/PB, anfitrião da 12ª Plenafup.
Cobertura com transmissão ao vivo e videocast
A plenária terá transmissão ao vivo da cerimônia de abertura e das mesas de debates, nos canais da FUP no YouTube e no Facebook, e contará ainda com uma programação de videocast, direto do local do evento, cujos convidados farão um resumo dos principais debates do dia.
Confira a íntegra da programação:
04/08 – Segunda-feira
7h – Café da Manhã
8h às 11h – Credenciamento
12h – Almoço
14h – Abertura política da Plenafup (após eleição da mesa diretora e aprovação do Regimento Interno)
15h – Apresentação das teses das correntes políticas
16h – Mesa 1: Conjuntura Nacional
Convidados: Rosa Amorim, deputada estadual do PT em Pernambuco; Sônia Meire, vereadora do PSOL em Aracaju/SE; Divanilton Pereira, presidente do PCdoB do Rio Grande do Norte
19h – Jantar
05/08 – Terça-feira
7h – Ato na Refinaria Abreu e Lima
9h30 – Retorno das delegações
12h – Almoço
13h – Mesa 2: Geopolítica Industrial e Nova Ordem Mundial
Convidados: Márcio Pochmann, economista, professor da Unicamp e presidente do IBGE; Graciela Rodriguez, do Instituto Equit (Gênero, Economia e Cidadania Global) e da Rebrip (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos)
16h – Intervalo
16h – Mesa 3: Indústria Nacional e Transição Energética Justa
Convidados: José Sérgio Gabrielli, professor titular aposentado da UFBA e pesquisador do INEEP; Lala Peñarada, coordenadora da TUED (Trade Unions for Energy Democracy) na América Latina
19h – Jantar
21h – Noite Cultural
06/08 – Quarta-feira
7h – Café da manhã
8h – Mesa 4: Balanço Petrobrás e cenário Negocial, com a participação dos técnicos do INEEP e do Dieese/FUP
10h – Início dos Grupos de Trabalhos:
- GT 1 – Setor Privado e Pacto Global
- GT 2 – AMS e Petros
- GT 3 – Cláusulas Econômicas e Benefícios
- GT 4 – Saúde, Meio Ambiente e Segurança
- GT 5 – Condições de trabalho
- GT 6 – Sistema Petrobrás, Novas Fronteiras e Transição Energética Justa
12h – Almoço
14h – Continuação dos GTs
19h – Jantar
21h – Atividade cultural
07/08 – Quinta-feira
7h – Café da manhã
8h – Plenária Final
12h – Encerramento
13h – Almoço
14h – Retorno das Delegações