Contra intransigência da empresa, trabalhadores da EBS realizam atos em suas sondas de perfuração
setembro 25, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Trabalhadores e trabalhadoras da EBS realizaram uma série de atos nesta quarta-feira (24), em protesto contra a intransigência da empresa na mesa de negociação. Os atos ocorreram nas sondas de perfuração (SPT) operadas pela EBS, em prestação de serviço à Petrobrás, nos campos de Taquipe, Santiago, Buracica, Araçás e Bálsamo.
Apesar de ter reconhecido, no início de setembro, a legitimidade do Sindipetro Bahia para representar os cerca de 800 trabalhadores(as) da empresa no estado, a EBS se recusa à negociação coletiva e implementação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o que é expressamente vedado pela legislação. A Petrobrás, enquanto tomadora dos serviços, já foi comunicada acerca da postura da EBS. O Sindipetro-BA tem cobrado que a estatal atue junto à sua contratada para solucionar o impasse.
De acordo com o diretor do Setor Privado do Sindipetro-BA, Luiz Matos Jr., a EBS não aceita condições mínimas que estão presentes em todos os ACTs da categoria petroleira. Além dos atos, o sindicato já ingressou com pedido de mediação junto à Superintendência Regional do Trabalho, com audiência agendada para a próxima semana.