Greve de trabalhadores(as) da Núcleo leva empresa a reverter demissão e atender reivindicações
novembro 4, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Com demissão revertida e reivindicações atendidas, os trabalhadores e as trabalhadoras da Núcleo Engenharia aprovaram a suspensão da greve em assembleia geral ocorrida na manhã desta terça-feira (4). Além de não atender a pauta da categoria, a empresa havia demitido ilegalmente um trabalhador na sexta (31), segundo dia da greve.
A Núcleo apresentou formalmente uma lista de compromissos em reunião com o Sindipetro Bahia nesta segunda (3). A Petrobrás, tomadora dos serviços da empresa de engenharia, também participou da reunião. Além da reintegração do trabalhador, outra grande vitória do movimento grevista foi a garantia do adicional de periculosidade para os motoristas, e do seu pagamento retroativo à data de contratação, em dez parcelas a começar em janeiro de 2026.
Com o reconhecimento da legitimidade do Sindipetro-BA na representação desses trabalhadores e trabalhadoras, os dirigentes sindicais irão dar continuidade às tratativas para a assinatura do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Núcleo. Para isso, a categoria precisa seguir mobilizada e atenta contra arbitrariedades patronais.
A greve durou cinco dias, com início no dia 30 de outubro após um impasse negocial com a Núcleo, que se recusou formalmente a celebrar o acordo coletivo e atender a pauta de reivindicações da categoria.



