Greve petroleira na Bahia segue firme neste sábado (20)
dezembro 20, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Chegando ao seu sexto dia neste sábado (20), a greve nacional petroleira continua firme em seu propósito de pressionar a Petrobrás para que negocie de maneira respeitosa, considerando a pauta de reivindicações da categoria. Na Bahia, a paralisação se mantém nos campos de produção terrestre de petróleo em Taquipe (São Sebastião do Passé), Bálsamo (Esplanada), Santiago (Catu), Buracica (Alagoinhas) e Araçás. A Usina de Biodiesel em Candeias (PBio), a Estação Vandemir Ferreira (EVF) e o Parque São Sebastião seguem operados por equipes de contingência.
Os campos de petróleo citados compreendem o chamado Polo Bahia Terra, que sofre ameaça de privatização segundo declaração da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard. Os trabalhadores e as trabalhadoras do Polo Bahia estão de braços cruzados desde o primeiro dia da greve, adicionando à pauta do movimento paredista a luta contra a venda desse conjunto de ativos históricos para a Bahia e para a indústria nacional de petróleo.
Mesmo no fim de semana, a categoria petroleira segue mobilizada para pressionar a gestão da Petrobrás por um ACT mais justo, e pelos eixos principais da pauta reivindicatória: solução definitiva para os PEDs, distribuição da riqueza gerada pelos trabalhadores e trabalhadoras, e atendimento da Pauta pelo Brasil Soberano.


