Na Lavagem do Bonfim, Sindipetro Bahia pauta a defesa da soberania nacional
janeiro 16, 2026 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Sob o sol escaldante desta quinta-feira (15), a diretoria do Sindipetro Bahia, acompanhada de petroleiros e petroleiras, seguiu no cortejo da Lavagem do Bonfim pautando a defesa da soberania nacional e outras reivindicações da classe trabalhadora. Em momento de fé e tradição, o bloco petroleiro saiu em conjunto com o Comitê Brasil Soberano, marcando a presença da categoria nas ruas, reforçando a importância da união, da cultura popular e da luta por direitos.
Após o percurso até a Basílica do Senhor do Bonfim, a mobilização seguiu para uma confraternização que fortaleceu os laços entre associados e associadas, renovando o compromisso com as pautas progressistas. “A defesa da soberania nacional precisa ser uma pauta da sociedade baiana, da sociedade brasileira. Sabemos da sua importância para a geração de emprego, renda e dignidade para toda a população. Estamos vendo o impacto que a venda da nossa refinaria tem causado.”, afirmou Elizabete Sacramento, coordenadora geral do Sindipetro-BA, citando o aumento no preço dos combustíveis e do gás de cozinha após a privatização da Refinaria Landulpho Alves.
O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, citou o exemplo recente da Venezuela, que está vendo seus recursos naturais serem retirados à força pelo imperialismo norte-americano. “Invadiram a Venezuela para tomar conta do petróleo venezuelano, e de outras riquezas do país. Mas não vamos permitir que isso aconteça no Brasil. A sociedade precisa debater esse tema, para termos um Brasil cada vez mais soberano”, defendeu, citando ainda a importância do fim da escala 6×1 para garantir mais dignidade à classe trabalhadora.
Também estiveram presentes o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), o coordenador do Comitê Brasil Soberano, Paulo César Martin, o ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e muitas outras lideranças e autoridades da esquerda baiana.


