Nota do Sindipetro Bahia em repúdio aos ataques machistas sofridos por diretora da FUP
dezembro 23, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia manifesta repúdio aos ataques machistas e misóginos dirigidos à companheira Cibele Vieira, diretora da FUP e do Sindipetro Unificado. É inadmissível que lideranças femininas ainda sejam alvo de agressões baseadas em aparência ou vestimenta como forma de desqualificação e tentativa de silenciamento político.
Os áudios ofensivos que circulam em grupos da categoria buscam desviar o foco da atuação firme e reconhecida de Cibele, recorrendo a uma violência simbólica típica do patriarcado, que tenta reduzir mulheres à estética para afastá-las dos espaços de decisão. Atacar a imagem, e não as ideias, revela intolerância ao protagonismo feminino na luta da categoria petroleira.
O sindicato reafirma a trajetória e a competência de Cibele Vieira na defesa da Petrobrás e dos direitos dos trabalhadores, ressaltando que a autonomia das mulheres é inegociável e que o movimento sindical deve ser um espaço de respeito, igualdade e combate a toda forma de opressão.
Nossa solidariedade é plena. Seguiremos firmes no enfrentamento ao machismo estrutural: mexeu com uma, mexeu com todas. Pela presença das mulheres nos espaços de poder e pelo fim da misoginia no movimento sindical.
Na foto: Patrícia de Jesus, Elizabete Sacramento e Cibele Vieira (à esquerda), diretoras da FUP.


