NOTA URGENTE – EXPLOSÃO NA REFINARIA DE MATARIPE
dezembro 12, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia informa que está acompanhando de perto uma ocorrência no final da tarde desta sexta-feira (12/12) na subestação 3 da Refinaria de Mataripe, administrada pela Acelen.
Após uma troca de transformador, trabalhadores da unidade relataram ao sindicato que houve uma explosão no local, seguida de parada total das operações da refinaria, permanecendo em operação apenas o Flare.
De acordo com informações preliminares da gestão de RH da empresa, três trabalhadores de uma empresa contratada foram encaminhados ao hospital.
O Sindipetro está apurando todos os detalhes do ocorrido e seguirá cobrando transparência, rigor na investigação e garantias de segurança para todos os trabalhadores, próprios e terceirizados.
Assim que tivermos novas informações confirmadas, atualizaremos imediatamente à categoria.
ATUALIZAÇÃO 1 – SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES ENVOLVIDOS
O Sindipetro Bahia informa que os três trabalhadores envolvidos na ocorrência registrada nesta sexta-feira (12/12) são terceirizados da empresa Tecnosonda, contratada pela Acelen.
Dois deles foram encaminhados ao Hospital São Rafael, em Salvador, com queimaduras de segundo grau devido à maior exposição no momento da explosão relatada por trabalhadores da refinaria. Um desses trabalhadores necessita de ventilação mecânica, pois houve comprometimento das vias aéreas.
O terceiro trabalhador está sob observação no Hospital Teresa de Lisieux, também em Salvador, e apresenta quadro clínico de menor gravidade.
O Sindipetro Bahia segue acompanhando a situação de perto, prestando apoio às famílias e cobrando transparência total da Acelen sobre as causas e circunstâncias da ocorrência. Novas informações serão divulgadas assim que confirmadas.


