Petroleiros e petroleiras da FUP apresentam proposta para uma Transição Energética Justa no Brasil
outubro 16, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus 14 sindicatos filiados lançam hoje 15/10, um documento que consolida a posição da categoria petroleira sobre o papel estratégico do setor de óleo e gás no desenvolvimento nacional e na construção de uma Transição Energética Justa para o Brasil, com destaque para a Petrobrás. O material também apresenta a posição da FUP em relação à exploração da Margem Equatorial Brasileira.
O texto é resultado de um amplo processo de debates internos e articulações institucionais no país e no exterior, aprovado nas instâncias deliberativas da categoria e enriquecido por experiências internacionais como as participações da FUP nas COPs 27 e 28, além de intercâmbios com organizações sindicais de outros países da América Latina. Em território nacional, iniciativas como o Seminário “A Transição Energética Justa no Brasil” e o “Laboratório de Futuros” fortaleceram o diálogo com movimentos populares, pesquisadores e centrais sindicais.
Com esse acúmulo, os petroleiros e petroleiras reafirmam seu compromisso histórico com a soberania nacional, a segurança energética e a democracia, defendendo que a Petrobrás lidere, com participação ativa de seus trabalhadores e trabalhadoras, um plano estratégico de transição que seja justo, soberano e popular.
O documento apresenta três eixos centrais: uma análise do contexto global e nacional, os princípios que orientam a luta por uma Transição Energética Justa e um conjunto de propostas concretas para fortalecer a Petrobrás e garantir a inserção soberana do Brasil na agenda energética mundial.