Petroleiros em defesa da soberania e da autodeterminação da nação venezuelana
janeiro 7, 2026 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A FUP e seus sindicatos repudiam de forma veemente as ações violentas e ilegais do governo de Donald Trump contra a Venezuela e manifestam total solidariedade ao seu povo.
Além de um ataque frontal à soberania de uma nação, os acontecimentos em curso são uma violação direta à estabilidade democrática de toda a América Latina e aos princípios fundamentais do Direito Internacional.
A intervenção violenta dos Estados Unidos não tem nada a ver com a defesa da democracia ou com a luta contra o narcotráfico, como alega cinicamente Trump. O objetivo é o domínio imperialista e a apropriação das riquezas naturais da Venezuela. O país detém a maior reserva de petróleo do planeta, o que é estratégico para os interesses norte-americanos e das grandes corporações transnacionais de energia.
Como trabalhadores do setor energético, as petroleiras e os petroleiros brasileiros denunciam que essas medidas configuram guerra econômica, violam o direito internacional e penalizam duramente a população, aprofundando a crise social e humanitária na Venezuela.
Reafirmamos nossa solidariedade com o povo venezuelano e o compromisso incondicional de continuarmos lutando em defesa da autodeterminação dos povos, pela soberania dos países latino-americanos e pelo controle popular das riquezas energéticas.
Federação Única dos Petroleiros
_________________________________________________________
Desde as primeiras horas da notícia do golpe dos Estados Unidos contra a Venezuela, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, se manifestou nas redes sociais, denunciando as intenções do governo Trump: “É mais um capítulo de um roteiro conhecido, que já vimos no Iraque, na Líbia e em tantos outros países”. Confira a íntegra:


