Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
    • Acordos coletivos
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Petroleiros realizam ato contra indicação de Caio Paes de Andrade

junho 27, 2022 | Categoria: Notícia


Fale conosco no WhatsApp

Indicado à presidência da Petrobrás não atende aos requisitos. Petroleiros vão realizar ato na próxima segunda-feira (27/06), a partir das 10h, em frente Edifício Senado, contra a posse “desqualificada” ao cargo

Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobrás pela terceira vez só este ano, num ato desesperador para fingir que está tentando baixar o preço dos combustíveis.

O novo indicado para assumir a presidência da Petrobrás, Caio Mário Paes, que é próximo a Paulo Guedes na pasta de Desburocratização do ministério da Economia, não tem a menor experiência em gestão conforme exigido pelo decreto 8.945 que regulamenta a Lei das Estatais (13.303/2-16) que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública. Na seção VII do decreto, o artigo 28 diz que é obrigatório ter formação acadêmica compatível e notório conhecimento compatíveis com o cargo.
Assim, o nome do novo indicado esbarra em pelo menos dois possíveis impeditivos para sua nomeação: a experiência profissional e a formação acadêmica.

A questão é que os preços dos combustíveis estão em níveis insustentáveis, enquanto a renda média do trabalhador caiu quase 10%, em 12 meses, segundo o IBGE. Mesmo sabendo dos efeitos da privatização das refinarias, que só faz aumentar o valor dos combustíveis, Jair Bolsonaro privatiza mais duas refinarias. Uma no Amazonas e outra no Ceará.

Trocar o presidente da Petrobrás sem alterar a política de preço é apenas cortina de fumaça e malabarismo midiático eleitoreiro. É necessário um real debate sobre a formação do preço dos combustíveis, investimento nas refinarias, reversão das privatizações e novos editais de contratação para petroleiros para aumentar a produção nacional e conquistar a autossuficiência em combustíveis fósseis. Sem isso, a “indignação” do presidente da República e as trocas desastrosas na diretoria da Petrobrás sinalizam somente um desespero eleitoral.

O CA da Petrobrás ainda não deu o aval sobre a nova indicação de Bolsonaro. Reunião acontece na segunda (27). Por isso, todos no ato, segunda (27), 10h, no EDISEN!

Busca

Últimas

  • Valdemiro Lima da Silva, Presente
  • Petroleiros e petroleiras defendem reestatização da RLAM em sessão especial na ALBA
  • RLAM 75 anos: Sindipetro Bahia reforça chamado para audiência pública na ALBA
  • ACT 2025: Relações sindicais, anistia e fortalecimento da negociação coletiva são pauta de nova reunião temática
  • ACT 2025: Condições de trabalho e segurança no emprego são temas da primeira reunião de apresentação da pauta dos trabalhadores

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

PetroZAP

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like