Polo Bahia: Sindipetro participa de audiência pública sobre importância da Petrobrás em Pojuca
novembro 6, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia participou, nesta quarta-feira (5), de mais uma audiência pública para debater a importância da Petrobrás e da indústria do petróleo para a esfera municipal, desta vez em Pojuca. Proposta pelo vereador Regi Cardoso (Podemos), a audiência ocorreu na Câmara Municipal com presença expressiva da diretoria do Sindipetro, sendo convidados à mesa a coordenadora geral do sindicato, Elizabete Sacramento; o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar; e o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT).
Os dirigentes sindicais apontaram os impactos negativos de uma possível privatização do Polo Bahia Terra, tanto para a arrecadação do município, quanto para a taxa de desemprego, além de afetar as condições de trabalho e a renda da população. “A indústria que tem mais trabalhadores, aqui em Pojuca, é a indústria de petróleo”, exemplificou o deputado Radiovaldo, explicando como a redução na atividade de produção de petróleo iria afetar toda a cidade. O parlamentar também propôs que a Câmara Municipal aprove uma moção em defesa dos investimentos da Petrobrás no estado.
A centralidade do projeto político eleito para comandar o Brasil, e ditar os rumos da Petrobrás, também foi destacada pelos palestrantes, demonstrando que os governos da direita pretendiam desmontar a estatal, enfraquecendo a soberania energética nacional e prejudicando o desenvolvimento regional. “Estamos reconstruindo o Brasil, reconstruindo as políticas públicas federais e também a Petrobrás. Aqui na Bahia conseguimos trazer de volta as sondas de perfuração para ampliar a produção de petróleo, que vai gerar cerca de 1.500 empregos”, afirmou Deyvid Bacelar, defendendo um projeto nacional de esquerda.
Ao fim, os dirigentes do Sindipetro convocaram autoridades, movimentos sociais e toda a população de Pojuca para se juntar na luta contra a privatização do Polo Bahia Terra. “Essa luta não tem como ser apenas do sindicato, nem apenas da categoria petroleira. A privatização atinge todos os setores da sociedade. Não queremos que aconteça com os municípios da região de produção de petróleo, o que acontece hoje com São Francisco do Conde”, argumentou Elizabete Sacramento, citando o impacto negativo causado pela privatização da refinaria. “Nosso apelo é que nos juntemos contra esse entreguismo, contra essa privatização disfarçada”.
O vice-prefeito de Pojuca, Lenivaldo Palmeiras (PT), também estava presente na audiência, além dos vereadores Leandro Nunes (Republicanos), Gal da Maternidade (PSDB), Robe de Florzão (PRD), Betão (Avante) e Moisés Monteiro (PP). O Centro Social Jerônimo Albuquerque foi representado por Cecilia Santos. A Associação de Demitidos de Petróleo e Gás também participou da atividade, criticando a falta de postos de trabalho para moradores de Pojuca.
Esta é a quarta audiência pública sobre a importância da Petrobrás na Bahia, já tendo ocorrido em Esplanada, Catu e São Sebastião do Passé. Desde 5 de julho, quando a presidente da Petrobrás acenou com a possibilidade de privatização do Polo Bahia Terra, o Sindipetro-BA tem mobilizado a categoria e toda a sociedade baiana para responder com firmeza: a Bahia não está à venda.



