Polo Bahia: Sindipetro participa de audiência pública sobre importância do petróleo em Passé
novembro 4, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia participou, nesta segunda-feira (3), de audiência pública para debater a importância da Petrobrás para o município de São Sebastião do Passé e região. Proposta pelo vereador Gerson Portela (Avante), a audiência ocorreu na Câmara Municipal com presença expressiva da diretoria do Sindipetro, sendo convidados à mesa a coordenadora geral do sindicato, Elizabete Sacramento; o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar; e o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT).
A ameaça de privatização das áreas de produção da Petrobrás foi apontada pela coordenadora do Sindipetro-BA, que alertou para a queda na arrecadação municipal e nos postos de trabalho, posição compartilhada pelo deputado Radiovaldo. “Se a Petrobrás diminuir a atividade aqui, seguramente o município vai sentir, seja no orçamento ou na economia da cidade”, disse o parlamentar, destacando ainda que as empresas privadas são mais reativas às flutuações do mercado: “Quando o preço do barril de petróleo cai, as empresas não pensam duas vezes. Elas não querem saber do município, da arrecadação, do que o prefeito precisa. Só pensam em economizar, reduzindo atividade e cortando empregos”. Por isso, Radiovaldo propôs que a Câmara Municipal aprove uma moção em defesa dos investimentos da Petrobrás na Bahia.
O coordenador da FUP relembrou do poder destrutivo dos governos da direita, que fecharam ou venderam diversos ativos, como a RLAM, a Fafen, o Estaleiro de São Roque do Paraguaçu, o Torre Pituba e boa parte do Polo Bahia Terra, que agora estão sendo recuperados no governo Lula. “Só não conseguiram privatizar toda a Petrobrás por causa da nossa luta e resistência e por causa da sociedade brasileira”, disse Deyvid, que também comentou a disputa pelos rumos da estatal. “Tivemos o anúncio de 16 bilhões de reais que seriam investidos aqui na Bahia para a perfuração de mais de 100 poços de petróleo, ao mesmo tempo em que existem os rumores de privatização”, registrou, defendendo a necessidade de mobilização da sociedade baiana.
A importância da luta social e institucional também foi reforçada pela coordenadora do Sindipetro-BA. “Fica aqui o nosso apelo para que as lideranças de São Sebastião do Passé, assim como toda a sociedade, se juntem à categoria petroleira para defender que a Petrobrás mantenha suas unidades de produção na Bahia, entendendo que a Petrobrás cumpre um papel estratégico no desenvolvimento regional, na geração de emprego e renda e nas relações de trabalho, garantindo dignidade ao trabalhador e à trabalhadora”, convocou Elizabete.
A convite do Sindipetro-BA, o coordenador do Centro de Economia Política do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ceppetro), Lucas Valladares, também esteve na atividade, que é a terceira audiência pública sobre o assunto, sendo as outras duas em Esplanada e Catu. Desde 5 de julho, quando a presidente da Petrobrás acenou com a possibilidade de privatização do Polo Bahia Terra, o Sindipetro-BA tem mobilizado a categoria e toda a sociedade baiana para responder com firmeza: a Bahia não está à venda.



