Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
    • Acordos coletivos
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Prejuízo da privatização – ANP anuncia redução dos royalties pagos por empresas privadas de petróleo

dezembro 23, 2021 | Categoria: Notícia


Fale conosco no WhatsApp

Como o Sindipetro Bahia havia antecipado em matéria publicada em seu site e redes sociais em dezembro de 2020, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou agora a redução de 10% para até 5% da alíquota de royalties para campos de petróleo e gás natural, operados por empresas de pequeno e médio porte.

De acordo com nota divulgada pela ANP, a alíquota foi reduzida para 5% em cinco campos operados por empresas de pequeno porte. Já para a empresa de médio porte a alíquota foi reduzida para 7,5%. Os campos estão localizados nos estados do Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Bahia e Sergipe.

Inicialmente, na Bahia, houve redução para 5% nos royalties que serão pagos pela empresa Energizzi Energias do Brasil Ltda, que adquiriu e hoje opera o Campo de Santana, localizado na cidade de Catu. Mas outras empresas ainda devem ser beneficiar com a redução dos valores do imposto pago aos municípios.

Para o diretor de comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, a redução dos royalties é mais um prejuízo que se soma a outras muitas perdas que terão os municípios produtores de petróleo com a privatização dos campos terrestres da Petrobrás. “Há 68 anos, a Petrobrás vem operando os seus campos de petróleo e gás em vários estados brasileiros, investindo e contribuindo com a economia de diversos municípios, nunca houve discussão sobre redução de royalties. Por que isto agora”, indaga o sindicalista.

Para ele “mais uma vez o governo Bolsonaro privilegia o mais ricos em detrimento dos mais pobres. A decisão visa o lucro destas empresas, mas não leva em conta o bem estar dos cidadãos e a economia dos municípios brasileiros”.

A decisão da ANP foi provocada partir de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que foi aprovada pelo presidente Bolsonaro (Diário Oficial da União de 1/7/2020).

 

Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia

Busca

Últimas

  • 18ª Nota Informativa sobre os Equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás
  • Valdemiro Lima da Silva, Presente
  • Petroleiros e petroleiras defendem reestatização da RLAM em sessão especial na ALBA
  • RLAM 75 anos: Sindipetro Bahia reforça chamado para audiência pública na ALBA
  • ACT 2025: Relações sindicais, anistia e fortalecimento da negociação coletiva são pauta de nova reunião temática

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

PetroZAP

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like