Semana dos Aposentados do Sindipetro-BA: atividades integram formação, debate político e ludicidade
janeiro 29, 2026 | Categoria: Banner Principal, Notícia
As atividades da Semana dos Aposentados do Sindipetro-BA, que ocorre de 26 a 30 de janeiro, foram pensadas para serem leves e divertidas, mas também para contribuírem com a formação política e cultural dos associados e das associadas, gerando debates e reflexões entre os(as) participantes. A cada dia, delegações petroleiras com aposentados(as) e pensionistas chegam a Salvador para celebrar a história de luta da categoria e desfrutar de uma programação especial.
É o caso da Paletada Cultural, um AfroTour pelo Centro Histórico de Salvador que propõe revisitar a cidade a partir do olhar da população negra, rompendo com os roteiros turísticos convencionais. Mediada pela geógrafa Lorena Cerqueira, da Preta Paleteira, a atividade leva os(as) petroleiros(as) aos marcos do Pelourinho, iniciando pelas sedes dos blocos Olodum e Filhos de Gandhy, este último com sua fundação ligada à classe trabalhadora: estivadores que buscavam pregar a paz se inspiraram no líder indiano.
O roteiro segue pelos principais largos e praças do Centro Histórico, em que Lorena apresenta a história dos locais e dos edifícios que ali se encontram, questionando narrativas oficiais e reafirmando a importância da população negra na construção da cidade. O primeiro deles é o Largo do Pelourinho, que abriga a Igreja do Rosário dos Pretos e a Irmandade de mesmo nome que foi fundamental na luta pela abolição.
“A linguagem é simbólica. Os portugueses não descobriram o Brasil, foi uma invasão. Os africanos não viajaram para o Brasil, eles foram sequestrados. A Irmandade simboliza que os escravizados nunca foram passivos”, comenta Lorena. “A Bahia sempre foi, e continua sendo, símbolo de luta e resistência”, complementa a coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento.
Paletada Cultural promove debates e reflexões entre petroleiros e petroleiras
O passeio continua pelo Terreiro de Jesus, onde os presentes discutem os resultados da gentrificação do Pelourinho, que empurrou moradores para áreas periféricas ao local turístico; Praça da Sé e Praça Municipal, em que a mediadora aponta para a discrepância de visibilidade entre esculturas e símbolos da população negra e dos colonizadores europeus; e termina no Largo do Cruzeiro de São Francisco, que sedia a Sociedade Protetora dos Desvalidos, organização mutualista fundada pelo povo negro, tornando-se a primeira experiência de previdência privada do país.
A recepção da atividade foi muito positiva. “Meu pai tinha uma alfaiataria aqui no Pelourinho, ando por aqui desde os 7 anos, mas hoje estou aprendendo coisas que nunca tinha ouvido falar”, revelou o petroleiro Péricles César. “Vai deixar uma imagem significativa para nós, cada um vai ter uma impressão particular a partir da sua religiosidade e da sua ancestralidade”, acrescentou a pensionista Madalena de Jesus.
Oficina de dança estimula movimento e conexão social
As oficinas de dança, mediadas pelos professores e arte-educadores Jônatas Raine e Anderson Gavião, priorizam o movimento consciente, a conexão em dupla, o prazer de dançar e a valorização das trajetórias de vida, criando um ambiente acolhedor, alegre e inclusivo. “Tem sido uma semana de muitas trocas poderosas, com arte, cultura e debates importantes. Estamos muito felizes em poder trazer a dança e todo o seu universo lúdico e socializador para esse momento”, avaliou Anderson.
A Semana dos Aposentados e Aposentadas segue até esta sexta-feira (30), para associados(as) que se inscreveram previamente. No último dia da atividade, o Sindipetro-BA recebe novas delegações da Região Metropolitana de Salvador e Recôncavo Baiano (São Francisco do Conde), completando a participação de todas as regiões do estado.


