Sindipetro-BA cobra efetivo próprio em todos os regimes de trabalho da Fafen
setembro 1, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Logo após comemorarmos o anúncio da retomada da produção nas Fafens Bahia e Sergipe pela Petrobrás, o Sindipetro Bahia e a FUP procuraram a estatal para tratar do efetivo próprio e lembrar da Carta Compromisso que prioriza o retorno dos transferidos para outros estados, fruto da política devastadora de desinvestimentos ocorrida na Bahia. E, na dificuldade de complementação do efetivo para operar a fábrica, que a mesma fosse realizada por contrato de O&M.
Contrária aos pleitos do sindicato e da FUP, a Petrobrás não priorizou o efetivo próprio, realizou a licitação para contrato de O&M e manteve a proposta inicial de retorno para apenas 45 trabalhadores próprios em horário administrativo, sem a devida ampliação para os demais regimes de trabalho.
A Fafen é uma empresa com sistema operacional complexo e de alta periculosidade, exige qualificação para ser operada, não podendo ser entregue a um contrato com salários rebaixados, relações precarizadas e sem fiscalização adequada.
Diante do exposto, o Sindipetro-BA enviou ofício pedindo uma reunião para aprofundar as discussões e reafirmando a importância da solicitação para que a Petrobrás amplie as vagas do seu efetivo próprio, de modo que haja fiscalização de todo o processo nas 24 horas que a fábrica estará operando, ou seja, uma vaga em cada turma do regime de turno de cada planta, em cada turma de sobreaviso da manutenção e em cada turma da segurança operacional. Bem como, a dignidade salarial para os trabalhadores terceirizados.
Atendendo a esse pleito, a empresa estará em conformidade aos regramentos do nosso ACT quanto à fiscalização de contratos e à extrema preocupação da Petrobrás com a segurança operacional e a vida das pessoas.