Sindipetro-BA inicia Semana dos Aposentados com atividades culturais
janeiro 26, 2026 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Teve início, nesta segunda-feira(26), a Semana dos Aposentados e das Aposentadas do Sindipetro Bahia. Este ano, ao invés de apenas celebrar o Dia dos Aposentados, a diretoria do sindicato decidiu reservar toda a semana para aqueles e aquelas que construíram a história da categoria. Neste primeiro dia, a delegação de Salvador e da RMS foi recebida com um café da manhã no Centro Histórico da capital baiana, para iniciar uma programação repleta de atividades culturais.
“Estamos diversificando as atividades que propomos a nossos associados e associadas. Teve ano em que fizemos um grande ato no Rio de Janeiro, em outro priorizamos as atividades esportivas. Neste ano escolhemos as atividades culturais, reforçando a formação e a organização para as próximas lutas que poderão vir”, resumiu a coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento.
“Optamos por fazer algo bem diferente do que fazíamos antes”, completou um dos diretores do Setor de Seguridade, Valnilton Cruz.
Após o café da manhã, os dirigentes sindicais deram as boas vindas à delegação de Salvador e Região Metropolitana e revelaram a programação. “Esperamos que seja um dia bem proveitoso e interessante para todos e todas”, desejou Francisco Régis, também diretor do Setor de Seguridade do Sindipetro-BA. A primeira atividade foi o Afro Tour, uma caminhada crítica e cultural pelo Pelourinho, que propõe revisitar a cidade a partir do olhar da população negra que a construiu. “Fiquei muito feliz com a acolhida e está sendo um privilégio participar desse momento em um local tão significativo para nós baianos”, revelou a pensionista Madalena de Jesus.
Os petroleiros e petroleiras aposentados(as) e pensionistas participaram ainda de uma oficina de dança e de uma sessão especial do PetroCine, a Tela da Memória Petroleira, ambos na Subsede da Cultura e Cidadania do Sindipetro-BA. Nos semblantes, era perceptível a satisfação de quem participou. “O evento deste ano está fazendo uma grande diferença. Antes tinha uma festa, concentrada naquele local. E aqui não, estamos revivendo muita coisa e aprendendo questões de suma importância. Realmente está valendo à pena”, elogiou Péricles César, aposentado da RLAM e morador de Madre de Deus.
Nesta terça-feira(27), a programação continuará com a participação de associados(as) da região Litoral Norte/Agreste Baiano (Catu, Alagoinhas, Entre Rios e Pojuca).


