Sindipetro-BA paga ações para mais de mil trabalhadores; beneficiários do processo de Intervalo estão recebendo
dezembro 17, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Valores já estão depositados pro grupo de RSR e repasses iniciam na 2ª semana de janeiro, garantindo segurança fiscal no IR.2026
A atuação incansável do setor Jurídico do Sindipetro Bahia converteu a disputa nos tribunais em resultados concretos: estamos na fase de pagamentos. Dando efetividade às conquistas históricas, o Sindicato já iniciou a operacionalização dos valores que beneficiam, ao todo, cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras, encerrando o ano com a garantia de direitos assegurados.
As vitórias referem-se às ações de Intervalo e às ações de Repouso Semanal Remunerado (RSR). O cenário é de garantia total do direito, mas com cronogramas de pagamentos distintos para cada grupo.
Ação de Intervalo (referente, apenas, à Unidade Bálsamo): Pagamentos em curso agora
Para os mais de 200 beneficiários da Ação Coletiva de Intervalo, a vitória já é realidade no bolso.Os pagamentos já estão sendo realizados neste mês de dezembro de 2025.
“Neste processo, onde o sindicato atua como autor, a entidade recebe o dinheiro e repassa ao beneficiário. A previsão é que a conclusão destes pagamentos ocorra ainda em 2025. Se você faz parte deste grupo e ainda não foi atendido, procure o sindicato imediatamente”, alerta o advogado do Sindipetro Bahia, Clériston Bulhões.
Telefone do Sindipetro Bahia: (71) 3034-9313 / PetroZap: (71) 99924-2999
Ação de RSR (referente, apenas, à região de Alagoinhas): vitória para 800 beneficiários(as) com repasse em Janeiro
Já no caso da ação de maior volume, a do Repouso Semanal Remunerado (RSR), que contempla cerca de 800 pessoas, apenas da região de Alagoinhas (Pojuca, Entre Rios e Catu), o depósito por parte da Justiça ocorreu no início deste mês. O dinheiro já está garantido na conta dos processos judiciais do Sindicato, que é uma conta específica da entidade para pagamento de ações.
“No entanto, para este grupo específico, o Sindicato precisa realizar um processamento individualizado no sistema bancário, gerando um conjunto de documentos completo para cada beneficiário. Esse cuidado é vital para os recolhimentos tributários e para blindar o trabalhador na Declaração de Imposto de Renda de 2026”, garante Dr. Clériston.
Devido ao alto volume (800 processos individuais) e para garantir que ninguém caia na malha fina por erros de documentação, o Setor Financeiro organizou o seguinte cronograma:
Cronograma RSR
Como o sindicato entra em recesso na tarde do dia 19 de dezembro (sexta-feira), retornando as atividades no dia 05 de janeiro de 2026, os pagamentos da ação de RSR serão agendados a partir da segunda semana de janeiro.
“A Diretoria pede paciência a este grupo: o valor já está seguro. A pausa visa apenas a organização contábil para que todos recebam seus direitos de forma límpida, com o conjunto de documentos em mãos”, argumenta Elizabete Sacramento, Coordenadora Geral do Sindipetro Bahia.
Sindicato forte, direito garantido
“Essa movimentação financeira no final de ano reforça a importância da luta sindical. Enquanto uns já usufruem dos valores da ação de Intervalo agora, a Diretoria trabalha nos bastidores para que, em janeiro, os 800 beneficiários do RSR recebam seus valores com total segurança jurídica e fiscal”, conclui a coordenadora.


