Sindipetro-BA participa de audiência pública sobre importância da Petrobrás em Madre de Deus
novembro 25, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia participou, nesta segunda-feira (24), de mais uma audiência pública para debater a importância da Petrobrás para a esfera municipal, desta vez em Madre de Deus, discutindo ainda os impactos da privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que completou 75 anos em setembro. Proposta pelo vereador Val Peças (PSB), a audiência ocorreu na Câmara Municipal com presença expressiva da diretoria do Sindipetro, sendo convidados à mesa a coordenadora geral do sindicato, Elizabete Sacramento; o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar; e o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT).
Os dirigentes sindicais criticaram as consequências nefastas da privatização da RLAM e de outros ativos da Petrobrás, principalmente a queda na quantidade de postos de trabalho e a precarização das relações trabalhistas. “Lá atrás, quando a gente falava que Privatizar faz Mal ao Brasil, muita gente não entendia por que falávamos isso. Mas agora podemos ver o prejuízo que foi a privatização da refinaria para São Francisco do Conde”, exemplificou Elizabete Sacramento, enaltecendo a presença de sete dos onze vereadores do município, além de outras autoridades e da comunidade para discutir o papel estratégico da Petrobrás na região.
A queda na arrecadação municipal e estadual, além do aumento no preço dos combustíveis para a população, também foram apontados como resultado da privatização da refinaria e de um projeto de desinvestimento da Petrobrás. “Nós tínhamos uma estatal forte, que gerava emprego e renda, empregos com maiores salários e melhores benefícios. Ela também mantinha diversos projetos sociais, ambientais, educacionais e culturais aqui na região, em conjunto com a Transpetro”, lembra Deyvid Bacelar, afirmando ainda que as próximas eleições serão fundamentais para definir os rumos do setor energético brasileiro.
O deputado Radiovaldo Costa resgatou a origem histórica da indústria do petróleo no triângulo formado pelos municípios de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde, enfatizando que a Petrobrás é alvo de disputa política desde a sua criação e que, mesmo com um governo aliado, é preciso manter a vigilância e a mobilização popular para impedir o enfraquecimento da estatal. “Parabenizo aqui a direção do Sindipetro Bahia, que tem mantido o sindicato vivo e a categoria mobilizada. Não é exagero afirmar que o sindicato é hoje uma referência nacional em pautar temas importantes não só para a categoria, mas para toda a sociedade”, finalizou.
Esta é a sexta audiência pública sobre a importância da Petrobrás na Bahia, já tendo ocorrido em Esplanada, Catu, São Sebastião do Passé, Pojuca e Cachoeira. Desde 5 de julho, quando a presidente da Petrobrás acenou com a possibilidade de privatização do Polo Bahia Terra, o Sindipetro-BA tem mobilizado a categoria e toda a sociedade baiana para responder com firmeza: a Bahia não está à venda.



