Sindipetro-BA participa de reunião na Fafen sobre retomada das operações da planta
novembro 5, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, e o deputado estadual petroleiro Radiovaldo Costa (PT), participaram, nesta terça-feira (4), de uma reunião na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA), localizada em Camaçari. O encontro foi realizado a convite da gerência geral da Fafen, com o objetivo de apresentar o andamento da retomada operacional da planta, além de tratar de outros temas de interesse comum.
Durante a apresentação, a gestão da unidade expôs uma linha do tempo que resgatou o período da hibernação e o do arrendamento da fábrica, além de detalhar informações sobre o processo de retomada pela Petrobrás, incluindo o efetivo atual de 45 empregados próprios e o organograma dos setores.
A gerência também informou que mais 35 trabalhadores próprios serão transferidos para a unidade com a finalidade específica de apoiar a “partida da planta”, prevista para janeiro de 2026. Totalizando assim 80 trabalhadores próprios nesta fase inicial.
Após a explanação, os diretores do sindicato e sua assessoria jurídica, representada pelo advogado Cleriston Bulhões, questionaram a ausência de fiscalização por trabalhadores próprios da Petrobrás em cada unidade da planta operacional. Os dirigentes reforçaram que, conforme o Acordo Coletivo de Trabalho, a fiscalização deve ser realizada por empregados próprios da companhia, em todos os regimes de trabalho.
O Sindipetro evidenciou que a gestão discute viabilidade econômica, em razão de alegados altos custos de produção e de pessoal, em detrimento de garantir a soberania nacional e alimentar, o desenvolvimento regional e geração de empregos e renda. Ao final da reunião, a gerência da Fafen informou que todos os pleitos apresentados pelo sindicato serão encaminhados para discussão na Diretoria da estatal.
O Sindipetro Bahia reafirma que continuará lutando para o retorno dos trabalhadores e das trabalhadoras que foram transferidos(as) e que têm interesse em retornar para o estado, independente da unidade operacional.



