Sindipetro Bahia cobra resolução da Petrobrás sobre estrada para Bálsamo
agosto 1, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A diretoria do Sindipetro Bahia segue cobrando que a Petrobrás resolva a péssima condição estrutural da estrada que dá acesso à unidade operacional de Fazenda Bálsamo (UO-FBM), um trecho da rodovia estadual BA-505. Há meses, dirigentes do sindicato exercem pressão em reuniões com o RH da empresa, supervisores de unidade e outros representantes. A última foi com o gerente executivo de Terras e Águas Rasas (TAR) do Norte/Nordeste, Stênio Jayme Galvão.
A coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, foi até Aracaju (SE) para se reunir com Stênio Jayme e tratar sobre a possível privatização do Polo Bahia Terra, mas a estrada também foi ponto de pauta. “É uma situação que afeta a segurança e a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras”, denuncia, citando o maior risco de acidentes e de assaltos devido às condições das estradas. “Em todas as reuniões rotineiras que temos com o RH e o SMS da Petrobrás, procuramos saber quando a estrada de Bálsamo será resolvida”, relata, lembrando ainda da reunião que participou em setembro de 2024 com a presidente da companhia, Magda Chambriard, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, onde uma solução para a estrada também foi assunto.
O deputado estadual petroleiro, Radiovaldo Costa (PT), que também esteve na reunião com o gerente executivo de TAR, ilustra a situação da estrada de Bálsamo. “Conheço essa estrada desde 1986, pois quando eu entrei na Petrobrás fui trabalhar em Bálsamo. E nunca vi essa estrada desse jeito”, lamenta, enumerando as articulações institucionais com os poderes legislativo e executivo para uma resolução definitiva para as estradas que levam petroleiros e petroleiras ao seu local de trabalho. “Foram três reuniões com a Seinfra [Secretaria de Infraestrutura da Bahia] sobre esse assunto, sempre com vereadores e até prefeitos da região, seja de Esplanada ou Entre Rios”.
Ainda segundo o parlamentar, a Seinfra já autorizou uma manutenção paliativa no trecho, porém é necessário que haja um período de estiagem para início das obras. Ao mesmo tempo, a Petrobrás e a Seinfra estão finalizando um acordo para recuperação dessa e de outras estradas que dão acesso a unidades operacionais da estatal. “Deve sair mais para o final do ano, será construída uma estrada nova ali no trecho entre Cardeal da Silva até a cidade do Conde”, adianta o deputado.