Sindipetro Bahia e FUP convocam ato em defesa dos participantes da Petros
outubro 24, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Por uma solução definitiva para os equacionamentos, a FUP e seus sindicatos filiados convocam ato nacional descentralizado em defesa dos e das participantes da Petros, que têm sofrido com os Programas de Equacionamento de Déficit (PEDs). O ato está marcado para ocorrer nesta quarta-feira (29) nas bases administrativas da Petrobrás. Na Bahia, será no Torre Pituba, às 11h.
A mobilização integra uma jornada nacional de luta convocada pelo Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, que reúne, além da FUP, a FNP, Ambep, Conttmaf e Fenaspe. O Fórum, composto pelas representações dos trabalhadores e das trabalhadoras, se debruçou sobre o problema e finalizou uma proposta consensuada na Comissão Quadripartite, que reúne também representantes da Petros, da Petrobrás e agentes governamentais.
A proposta consensuada na comissão cria um novo plano de Contribuição Definida (CD), mas com características de planos de Benefício Definido (BD). Com a migração para esse novo plano, o débito seria zerado e não haveria mais riscos de equacionamentos. Para funcionar, porém, é necessário que haja um aporte financeiro da Petrobrás, via acordo judicial.
Por isso, a categoria petroleira precisa se manter mobilizada, mostrando sua força nestes atos que reivindicam o fim dos equacionamentos da Petros. Somente com pressão popular, unidade e luta, aqueles e aquelas que construíram a Petrobrás na Bahia e no Brasil poderão usufruir da totalidade de seus merecidos contracheques.



