Sindipetro Bahia marca presença na 13ª Plenária Estatutária da CUT-BA
agosto 23, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
[Com informações da CUT Bahia]
A diretoria do Sindipetro Bahia marcou presença na 13ª Plenária Estatutária da CUT-BA, realizada em Salvador, que reuniu sindicalistas de diversas categorias do movimento cutista, além de lideranças políticas, para debater os desafios da classe trabalhadora e definir estratégias de luta para os próximos meses. Uma quantidade expressiva de diretores e diretoras do Sindipetro-BA estiveram no Instituto Anísio Teixeira nesta sexta-feira (22), primeiro dia do evento.
Entre eles, o vice-presidente da CUT-BA, Luciomar Machado, destacou a importância da atividade para o fortalecimento do movimento sindical baiano. “É um espaço de formação e de debates muito ricos. O dia foi muito proveitoso”, avaliou, citando os espaços temáticos e a mesa solene de abertura.
Mesa de abertura aponta direção para o movimento sindical
O presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, participou do debate sobre a conjuntura política e o fortalecimento da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. O dirigente destacou as dificuldades enfrentadas pela classe trabalhadora no estado e no Brasil, sobretudo diante dos ataques promovidos por um Congresso de maioria conservadora e de direita.
Sérgio também ressaltou a importância das eleições de 2026, que definirão rumos cruciais para o país. Ele defendeu a ampla divulgação das conquistas e políticas públicas implementadas pelo governo federal, além de reforçar o Plebiscito Popular como instrumento fundamental de participação popular e de aprofundamento da democracia.
Na mesma linha, em sua saudação, o deputado estadual petroleiro Radiovaldo Costa (PT) defendeu a importância de uma participação efetiva do movimento sindical na política institucional, elegendo parlamentares que têm história no sindicalismo e compromisso com a classe trabalhadora.
Plenária cheia e participativa
A presidente da CUT-BA, Leninha Valente, destacou o alto engajamento dos participantes durante a plenária. “Nossa pauta está diretamente ligada ao momento político do país. É fundamental reeleger o presidente Lula e garantir uma bancada comprometida com os trabalhadores. Não podemos permitir que o Congresso seja dominado por forças descompromissadas com a nossa agenda. Também estamos enfrentando os efeitos dos tarifaços e seguiremos na luta para aprovar políticas em benefício da classe trabalhadora”, afirmou.
Além do debate com Sérgio Nobre, o primeiro dia contou também com encontros simultâneos do Coletivo de Mulheres e do Macrossetor da Indústria, que aprofundaram discussões sobre políticas para as mulheres, transição energética e o desenvolvimento da Bahia, além de estratégias de organização sindical. “Fizemos uma boa discussão sobre o futuro do setor industrial aqui na Bahia”, resumiu Luciomar.
A plenária reúne dirigentes sindicais de várias regiões do estado, presencialmente no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e também de forma virtual, por meio de plataforma online. Neste sábado (23), os trabalhos seguem durante todo o dia.