Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIV Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Sindipetro inicia negociações da PLR na Acelen: mais transparência e valorização para a categoria

junho 9, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia


O Sindipetro Bahia iniciou mesas de negociações com a Acelen para a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), em substituição ao atual modelo de Programa de Participação nos Resultados (PPR). A mudança amplia as variáveis que envolvem a negociação, já que, ao contrário do PPR — que se baseia em indicadores e metas previamente definidos —, a PLR pode incluir o lucro da empresa como um dos indicadores determinantes para a definição do montante da premiação.

O Sindipetro-BA recebeu da Acelen propostas iniciais de indicadores financeiros e operacionais e está aprofundando a análise para garantir que a proposta seja justa e segura para a categoria. A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, reforçou:

“A abertura dessa negociação para a implantação da PLR significa mudanças na forma de se apurar a distribuição de lucros com os trabalhadores, isso amplia o vínculo entre os resultados da empresa e a valorização do esforço coletivo. E por esse motivo, estamos mais atentos para garantir que o modelo reflita justiça, reconhecimento e segurança para a categoria.”

Nas rodadas de negociação, além da coordenadora geral, participaram os diretores da base Acelen, Diogo Teixeira, Mateus Capinam e Vanilson Rios. O processo também contou com o suporte da assessoria jurídica do advogado Clériston Bulhões e da Superintendente Regional do DIEESE, Ana Georgina Dias — profissionais cuja expertise tem sido fundamental para avaliar as propostas e garantir que os direitos dos(as) trabalhadores(as) sejam devidamente assegurados.

“Estamos analisando as informações que a empresa nos passou, junto com o advogado, com a assessoria jurídica e com a assessoria econômica, que é o DIEESE. Essa análise avalia a viabilidade do indicador econômico proposto, bem como as fragilidades do processo, para que possamos voltar à mesa de negociação com uma proposta mais factível, que será levada à base para avaliação e deliberação”, explicou Elizabete.

Nas negociações anteriores, o Sindipetro já havia garantido avanços importantes, como a elevação da bonificação de 2 para até 3 remunerações. Agora, com a proposta de transição para o modelo de PLR, o sindicato busca ampliar ainda mais esses ganhos, avaliando possibilidades como a linearidade na distribuição ou o aumento no montante da premiação, conforme os resultados da empresa e os acordos a serem construídos.

O Sindipetro Bahia seguirá firme nas negociações, defendendo os interesses da categoria e mantendo todos informados sobre os próximos passos.

Tag: Acelen, negociação sindical, Participação nos Lucros e Resultados, PLR, PPR, Programa de Participação nos Resultados, sindipetro bahia

Busca

Últimas

  • Fim dos PEDs: Tire dúvidas sobre a proposta construída na Comissão Quadripartite
  • Atendimento na sede do Sindipetro-BA será suspenso a partir das 12h desta quarta (30)
  • Sindipetro Bahia convoca associados(as) para assembleia de prestação de contas do ano de 2024
  • FUP convoca ato para dia 13 e Sindipetro-BA propõe retomada de vigília pelo fim dos PEDs
  • Com atos em todas as unidades da Petrobrás no estado, categoria petroleira manda recado: o Polo Bahia não está à venda*

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like