Terceiro dia da Plenária Nacional da FUP é dedicado aos grupos de trabalho
agosto 7, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
[Com informações da FUP]
A delegação baiana que está em Pernambuco participando da 12ª Plenária Nacional da FUP se dividiu, nesta quarta-feira (6), em grupos de trabalho para deliberar sobre as reivindicações referentes aos Acordos Coletivos de Trabalho que serão negociados com as empresas do Sistema Petrobrás e do setor privado, além de outras pautas estratégicas da categoria. “Nos dividimos em grupos para nos aprofundar nas cláusulas do nosso ACT e fechar uma pauta reivindicatória que será votada no Plenarão”, explicou o diretor do Sindipetro Bahia e vice-presidente da CUT, Luciomar Machado.
Os seis grupos de trabalho discutiram a ampliação e o fortalecimento dos direitos da categoria, propostas para uma transição energética justa, avanços na luta pelo fim dos equacionamentos da Petros, a unidade da organização sindical petroleira, a defesa da soberania nacional, melhoria dos benefícios e das condições de trabalho, saúde e segurança, entre outros temas. Confira as principais questões abordadas nos grupos de trabalho:
GT 1 – Setor Privado e Pacto Global
GT 2 – AMS e Petros
GT 3 – Cláusulas Econômicas e Benefícios
GT 4 – Saúde, Meio Ambiente e Segurança
GT 5 – Condições de trabalho
GT 6 – Sistema Petrobrás, Novas Fronteiras e Transição Energética Justa
Com o tema “Acordo Coletivo Forte e Transição Energética Justa”, a 12ª Plenafup termina nesta quinta-feira (7), quando a plenária final aprovará as pautas de reivindicações, eixos de lutas e questões estruturantes para as trabalhadoras e os trabalhadores do setor petróleo. A plenária também definirá a posição da FUP em relação à exploração da margem equatorial e apontará caminhos para avançar na unidade da organização sindical petroleira.