Trabalhadores e trabalhadoras da Núcleo Engenharia deflagram greve após impasse negocial
outubro 27, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Os trabalhadores e as trabalhadoras da Núcleo Engenharia aprovaram por ampla maioria, em assembleia ocorrida nesta sexta-feira (24), deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de outubro. A deliberação foi motivada por um impasse negocial, instaurado após a recusa formal da empresa em celebrar o Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026 e atender a pauta de reivindicações da categoria.
O Sindipetro Bahia já notificou, via ofício, a Núcleo Engenharia, informando que a greve terá início às 8h desta quinta-feira (30). No documento, o sindicato afirma que “não admitirá a prática de qualquer ato que viole ou constranja direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores que aderirem à greve, bem como a adoção de medidas que visem constranger os empregados ao comparecimento ao trabalho ou que sejam capazes de frustrar a divulgação do movimento, conforme assegurado pelo art. 6º da Lei nº 7.783/89”.
O reconhecimento da competência legítima do Sindipetro-BA para representar trabalhadores(as) da Núcleo ocorreu recentemente, resultado de paralisações lideradas pelo sindicato. Após essa vitória, o sindicato e a empresa iniciaram as tratativas para fechar o primeiro ACT, relativo a 2025/2026. Para supresa do Sindipetro, no entanto, a Núcleo retrocedeu na negociação e se recusou a firmar o ACT, bem como a negociar a pauta de reivindicações.
O Sindipetro-BA seguirá utilizando todos os recursos necessários para garantir dignidade e segurança no trabalho, melhorando a vida de petroleiros e petroleiras. É com unidade e luta que traçamos o caminho para a vitória!



