Trabalhadores(as) da Núcleo Engenharia protestam contra postura intransigente da empresa
agosto 13, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Nesta quarta-feira (13), na unidade de produção da Petrobrás em Taquipe, os trabalhadores e as trabalhadoras da Núcleo Engenharia, empresa que presta serviço à estatal, realizam um ato em protesto à postura intransigente da empresa, que tem praticado arbitrariedades contra sua força de trabalho, tentando retirar direitos já conquistados e até descumprir a legislação trabalhista. A manifestação segue por todo o dia, exigindo um posicionamento da empresa. Este já é o segundo ato com a mesma pauta, o primeiro foi na última quinta-feira (7).
O diretor do Sindipetro Bahia, Luiz Matos Júnior, lamentou a postura da empresa, caracterizada como incomum pelo dirigente sindical. “É uma situação atípica, estão precarizando muita coisa, como redução dos tíquetes-refeição, não querem conceder cesta básica e ainda diminuir a qualidade da assistência médica. Estão fazendo transporte coletivo em veículo inapropriado, com quatro passageiros apertados depois de uma jornada de 12 horas, além de não pagar adicional de periculosidade aos motoristas”, enumerou Matos Jr.
Ainda segundo Matos Jr., outra reivindicação é que esses(as) trabalhadores(as) que prestam serviço à Gerência de Conformidade e Atendimento a Manifestações e Pedidos (Camap) da Petrobrás sejam representados(as) pelo Sindipetro-BA, como já era de praxe com outras prestadoras de serviço. Os dirigentes petroleiros Elizabete Sacramento (coordenadora geral do Sindipetro-BA), Deyvid Bacelar (coordenador geral da FUP) e Radiovaldo Costa (deputado estadual pelo PT-BA), que estão no Rio de Janeiro para o ato nacional contra os equacionamentos da Petros, vão se reunir com a gerência da Petrobrás para auxiliar na resolução da questão.