Vitória: Sindipetro-BA passa a representar trabalhadores(as) da Núcleo Engenharia
setembro 4, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Somente com luta existe a vitória. Petroleiros e petroleiras provaram mais uma vez que com unidade e resistência, a categoria consegue avançar nos seus direitos. Após duas paralisações em Taquipe no mês de agosto, organizadas pelo Sindipetro Bahia, em que trabalhadores e trabalhadoras da Núcleo Engenharia denunciaram a postura intransigente da empresa, a prestadora de serviço enfim reconheceu a representação do sindicato, como já acontecia com outras empresas dos contratos da Gerência de Conformidade e Atendimento a Manifestações e Pedidos (Camap) da Petrobrás.
O Sindipetro-BA já havia enviado alguns ofícios à Núcleo Engenharia informando ter a competência legal de representação dos fiscais de sondas, engenheiros responsáveis pela fiscalização de SPTs e técnicos de pescaria de sondas que possuem vínculo empregatício com a Núcleo e são trabalhadores(as) terceirizados(as) da Petrobrás.
De acordo com o diretor do Setor Privado do Sindipetro-BA, Luiz Matos Jr., a pressão exercida pelas paralisações foi fundamental. “A empresa não estava aceitando essa representação. Mas depois dessas paralisações e reuniões com a gerência da Petrobrás e da Núcleo, chegamos ao reconhecimento legal”, relata, demonstrando como as paralisações realizadas se desdobraram em reuniões com a Núcleo e a Petrobrás, culminando com o reconhecimento da representação pelo Sindipetro. “É uma grande vitória. Vamos seguir na luta contra a precarização e em defesa dos direitos da categoria”, definiu.
O sindicato já enviou a pauta de reivindicações para o ACT 2025/2026 entre a Núcleo e seus trabalhadores(as) representados(as) pelo Sindipetro-BA, e aguarda agora uma contraproposta da empresa até 15 de setembro.