Publicado: 09/12/2016

Roteiro 09 a 15 de dezembro

MÚSICA

Tom Zé - Canções Eróticas de Ninar – Urgência Didática

Tom Zé lança o novo álbum Canções Eróticas de Ninar – Urgência Didática, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Em seu novo trabalho, Tom Zé fala sobre assuntos relacionados a sexo como eram tratados (ou não eram) em sua infância e juventude. Agora, aos 80 anos, o cantor, compositor e arranjador, um dos mais originais artistas da música brasileira, aborda a temática, com o cuidado de não ser machista nem fazer ofensas ao feminino.

O cantor vai apresentar também três instrumentos inventados: o Buzinório, o Hertzé e o Berimback, que foram trabalhados junto com Marcelo Blanck. A banda conta com o próprio Marcelo Blanck, Daniel Maia, na guitarra, Jarbas Mariz, na percussão e voz, Cristina Carneiro, no teclado, Felipe Alves, no baixo e Rogério Bastos, na bateria.

Tom Zé - Canções Eróticas de Ninar – Urgência Didática

Dia: 09/12 às 19h

Local: Concha Acústica do teatro Castro Alves

Coletivo NozmosKada

O coletivo passeia por uma ampla e inusitada mistura de sons em suas apresentações utilizando-se de plataformas digitais, toca-discos e vinil. Com o projeto Vitrola do Santo, o Coletivo apresenta ritmos como Groove, Latinidades, Afro, Bahia, Tropicália e Samba.

Coletivo NozmosKada

Dia: 09/12 às 22h

Local: Casa do Muro da Pedra – Rua Odorico Odilon, 30 Rio Vermelho.

Ingresso: R$ 15,00

Vitrola Baiana

Nascida sob forte influência da música brasileira das décadas de 70 e 80, a Vitrola Baiana pode ser vista como um caldeirão onde música popular e carnaval se encontram numa mistura de tempero tipicamente baiano e sabor universal. Guga Barbosa, Marcelo Costa, Felipe Guedes e Marcus Santos tiram dessa receita um som moderno e pulsante, fazendo da Vitrola Baiana um dos mais interessantes grupos da nova cena musical soteropolitana. Nessa sexta o grupo se apresenta na Varanda do SESI Rio Vermelho. Passa lá!

Vitrola Baiana

Dia: 09/12 às 22h

Local: Varanda do SESI Rio Vermelho- Rua Odorico Odilon, Rio Vermelho.

Ingresso: R$ 25,00

Sinfonia dos Quintais – Nelson Rufino

O sambista baiano Nelson Rufino, autor de músicas consagradas e gravadas por grandes nomes da nossa música popular, está de volta ao Café Teatro Rubi com o consagrado show 'Sinfonia dos Quintais'. Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, em 1965, compôs seu primeiro samba enredo “Portais da Bahia”, com o qual a escola foi campeã. Suas composições foram gravadas por Roberto Ribeiro, Alcione e Zeca Pagodinho, entre vários outros.

Sinfonia dos Quintais – Nelson Rufino

Dias: 09/12 e 10/12 às 20h30

Local: Café Teatro Rubi – Sheraton Bahia Hotel – Campo Grande

Couvert: R$ 60,00

LP único do Sexteto do Beco ganha reedição em vinil

Passaram-se 35 anos desde que o único vinil do Sexteto do Beco, grupo emblemático da música instrumental baiana, foi lançado e se tornou referência fundamental de um rico período da música na Bahia. Esgotado no mercado há muitas décadas e transformado em objeto de desejo de artistas e colecionadores ao redor do mundo, o disco “com os cata-ventos na capa” volta agora ao mercado fonográfico, remasterizado em edição limitada nos formatos vinil e CD, além de ganhar uma versão digital para download e um website com a história do grupo.

Essa reedição é também uma homenagem à memória de dois de seus fundadores - Sergio Souto e Thomas Gruetz, que, junto com Aderbal Duarte, terceiro nome do tripé criador do grupo, influenciou toda uma geração de músicos baianos. Aderbal, inclusive, ao lado de Andrea Daltro e de outros músicos, será um dos anfitriões da festa de lançamento em Salvador, que se estenderá com um tributo prestado pelo projeto JAM no MAM, na mesma noite - a partir das 18h, a jam session realizada aos sábados, na área externa do MAM-BA, será dedicada ao Sexteto do Beco.

LP único do Sexteto do Beco ganha reedição em vinil

Dia: 10/12

Horários: 17h (lançamento para convidados do LP remasterizado + CD + Website) e 18h (JAM no MAM especial com participação de Aderbal Duarte e Andrea Daltro).

Local: Museu de Arte da Bahia – Avenida Contorno, Comércio.

Ingresso: Os ingressos para a JAM no MAM custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia); o acesso dos convidados para ao lançamento, às 17h, será livre.

Vim pra Dançar

Do Reggae ao Rock, do Soul ao Ska, do Samba ao Maracatu, sem hits descartáveis música super dançante numa mistura única de clássicos da música mundial e brasilidades com o DJ o DJ Lúcio K.

Vim pra Dançar - DJ Lúcio K

Dia: 10/12 às 23h30

Local: Borracharia- Rua Conselheiro Pedro Luís, 101 Rio Vermelho.

Ingresso: R$ 30 (homem) R$ 20 (mulher)

Festival de Verão

Além da mudança para a Itaipava Arena Fonte Nova, outra novidade do Festival de Verão 2016 são as áreas disponíveis. O público poderá optar pelos setores: Espaço Mix, Espaço Vibe e Lounge Fly (com serviço open bar). O Espaço Mixé o setor pista: um amplo espaço com bares e praça de alimentação. O Espaço Vibe é o setor front stage: fica em frente ao palco e recebe com exclusividade apresentações musical nos intervalos entre os shows.

O Lounge Fly é o setor de camarote open bar: com a presença de DJs, After Party, estacionamento exclusivo e limitado.

No primeiro dia, sábado, as apresentações e os estilos musicais que devem predominar são o pop, reggae e o rock. Já para o domingo, o foco será no sertanejo e no axé.

Festival de Verão

Local: Itaipava Arena Fonte Nova – Tororó

Espaço Mix

10/12: Natiruts, Planet Hemp, Nando Reis, Capital Inicial, O Rappa e Baiana System.

Ingresso: R$160,00 (inteira) e R$80,00 (meia)

11/12: Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Saulo, Luan Santana, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan.

Ingresso: R$160,00 (inteira) e R$80,00 (meia)

Espaço Vibe: 10/12 – Adão Negro/ Ingresso: R$210,00 e 11/12 – Duas Medidas / R$230,00

Longe Fly: 10/12: DJ Luca Buzanelli e DJs VBAS / Ingresso: R$370,00 – masculino e R$340,00 – feminino e 11/12: três Peat e Make U Sweat / R$390,00 – masculino e R$360,00 – feminino

Passaporte:

Espaço Mix: R$280,00 – R$140,00 (meia)

Espaço Vibe: R$420,00

Lounge Fly: R$720,00 (masc.) / R$660,00 (fem.)

Banda Catedral

A banda Catedral traz a Salvador à turnê 'Música Inteligente Ao Vivo’. No repertório, a banda Catedral selecionou alguns dos seus grandes sucessos como 'Eu Amo Mais Você', 'O Labirinto de Fausto', 'Você é o Meu Amor' e 'Estações'.

Banda Catedral

Dia: 10/12 às 22h

Local: Barra Hall – Rua Barão de Itapuã, Barra.

Ingresso: R$ 120,00 e R$ 60,00 meia

Claudya Costta

A cantora e compositora Claudya Costta apresenta um show que é um misto de samba, jazz, blues e MPB moderna, para animar o almoço de domingo no Botequim São Jorge.

Claudya Costta

Dia: 11/12 Às 12h

Local: Botequim São Jorge.

Couvert Artístico: R$ 6,00

Buffet livre feijoada: R$ 44,90

Festival Bigbands

O Festival Bigbands chega a sua VIII edição trazendo para Salvador em três dias de evento grandes nomes da cena independente de música. Conhecido por promover uma programação que agrega atividades culturais e shows, o Bigbands tá na área fazendo o intercâmbio entre artistas de todo o país. Para essa edição o Festival Bigbands inova mais uma vez em sua construção, colaboração e criatividade, tradição que já faz parte de sua estratégia para se concretizar. Dessa vez ele abre as portas para novos produtores e festivais somarem e produzirem em conjunto sua grade.

Dessa vez o convidado é o produtor Fabricio Pazelli da novíssima geração da produção independente local. Produzindo em parceria, preparou-se para essa noite a lendária banda paulista MX, ícone do thrash metal nacional, e, a também paulista, Nervochaos. Diretamente de Pretoria – África do sul, a Boargazm e fechando a noite a baiana Behavior.

Festival Bigbands

Dia: 11/12 às 15h

Local: The Dubliners Irish Pub - Rua da Paciência, 257. Rio Vermelho

Ingresso: R$50 (Até 10/12) R$60 (Portaria)

Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê

Bloco Afro Malê Debalê realiza suas maiores festas pré-carnaval neste final de semana em Itapuã. O convidado da noite a banda Araketu. Serão 12 ensaios, sempre aos domingos, com encerramento no dia 19 de fevereiro. Durante as edições, diversos convidados subirão ao palco junto ao maior balé afro do mundo para tornar a festividade ainda mais especial e surpreendente.

Ensaio do Bloco Afro Malê Debalê

Dia: 11/12 às 18h

Local: Sede do Malê – Largo do Abaeté, Itapuã.

Ingresso: R$ 10,00

Cineconcerto

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA, o Cineconcerto terá a participação especial da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) e dos solistas Alexandre Casado(violino) e Heinz Schwebel (trompete). Presença também do Conselho Jedi Bahia, com personagens do filme Star Wars (“Guerra nas Estrelas’”.).

O espetáculo, que traz sempre surpresas para o público, reúne um amplo repertório de temas inesquecíveis de sucessos do cinema, vencedores do Oscar, e que consagraram o talento de conceituados maestros e compositores como Alfred Newman, John Williams, John Barry, Ennio Morricone e Nino Rota.

Romance, suspense, ação, ficção, drama, comédia, aventura... A Sétima Arte tenta realizar o sonho e a imaginação humana, e um de seus grandes trunfos são os temas musicais e as trilhas sonoras que enriquecem cada cena e arrematam as narrativas. São músicas que ficam na memória dos fãs do cinema; e, por isso, o Cineconcerto é sucesso de público em todas as suas apresentações.

Cineconcerto

Dia: 11/12 às 19h

Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

Novamente Bastola

O Espetáculo é uma homenagem a Armando de Melo Basto, o Bastola, grande percussionista e compositor baiano que faleceu precocemente em 2001. Será contada a sua história através da música por seus amigos com quem teve a oportunidade de tocar e marcar a música baiana. Estará presente Jorge Zarath, Luciano Calazans, Carla Visi, Mauricio Silveira, Brasuqueira, a Marreta convidando Marcela Bellas, dentre outros. Bastola foi percussionista da OSBA, da Banda Cheiro de Amor, Armandinho Dodo e Osmar Grupo Triade, Margareth Menezes, além de ser fundador do grupo percussivo Marreta e Salsalitro.

Novamente Bastola

Dia: 13/12 às 20h

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público – Campo Grande

Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00

TEATRO

Os Realistas

Com os atores Debora Bloch, Guilherme Weber, Fernando Eiras e Mariana Lima no elenco, Os realista conta a história do casal Silva, que mora em um lugarejo e recebe como novos vizinhos um casal também de sobrenome Silva, que acaba se instalando em uma casa igual a do primeiro. Na relação entre esses quatro personagens, por vezes engraçada e por vezes pungente, desenvolvem-se reflexões sobre a vida, o amor, o casamento e a morte. Mas também está em jogo o limite da linguagem em tratar dessas grandes questões, uma característica das peças do dramaturgo americano contemporâneo Will Eno.

Os Realistas

Dias: 09 /12 e 10/12.  Sexta 21h30 – Sábado, 19h e 21h30.

Local: Teatro SESC Casa do Comércio -  Av. Tancredo Neves, Tituba.

Ingresso:  R$ 70,00 / R$ 35,00 (sexta 21h30 e sábado 19h) / R$ 80,00 / 40,00 (Sábado 21h30)

Infiel

Coletivo Saladistar Produções e Cia. de Revista da Bahia estreiam comédia musical Infiel.

O espetáculo é divido em cinco partes. Um prólogo para introduzir o espectador nessa forma teatral diferente do que se costuma ver. Três quadros recheados com muito humor, críticas e provocações que relembram os principais fatos políticos, as músicas mais tocadas, os memes mais compartilhados e muito mais. E, por fim, a grande apoteos

Em cena, os principais acontecimentos de 2016 serão revisados de forma atual, cômica e crítica.

Infiel

Dias: 10/12 e 11/12 às 15h

Local: Teatro Moleira – Aliança Francesa -  Avenida 7 de Setembro, 401 – Ladeira da Barra

A Magia do Circo

Com coreografias de ballet, jazz e street dance, O espetáculo coreografado pelo Ballet Rosana Abubaki busca trazer todo o encantamento deste mundo colorido, alegre e fascinante, que é o circo.

A Magia do Circo

Dias: 9/12, às 20h, e dia 10/12, às 16h (voltado para as crianças) e às 20h.

Ingresso: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia)

Romeu & Julieta

Uma montagem vigorosa do clássico de William Shakespeare, com encenação de Marcio Meirelles, focada na guerra civil promovida por duas famílias na cidade de Verona, onde o amor é sacrificado e roubado o futuro de toda uma geração. No elenco, jovens atores da universidade LIVRE do teatro vila velha que trabalham desde março de 2016. O espetáculo tem direção de elenco de Chica Carelli, direção musical de Ian Cardoso, preparação corporal e coreografia de Marcelo Galvão e Tutto Gomes e cenário assinado por Erick Saboya e Marcio Meirelles

Romeu & Julieta

Dias: 09/12; 10/12; 11/12 às 19h

Local:

Local: Teatro Vila Velha – Passeio Público – Campo Grande

Ingresso: R$ 34,00 e R$ 20,00

O espetáculo que convoca o público a uma experiência cênica que mistura teatro, performance e gastronomia para refletir sobre a erotização do corpo, os arrochos da mídia, as gavetas sexuais e os tabus sócio-político-familiares.

No palco, três homens em cena preparam um jantar a ser servido em cumplicidade com a plateia. Cada ator cria um prato – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa - e expõe-se no instante real, preparando um menu que servido a plateia embaralha os sentidos e a lógica da degustação: dos olhos à boca, o caminho nem sempre é direto.

Dias: 09/12; 10/12; 11/12 às 19h

Local: Espaço Cultural Barroquinha – Praça Castro Alves

Ingresso: R$ 30,00

Recital de Poesia com Maria Bethânia

Mesclando leitura e música, com canções pouco usuais em seu repertório,  Maria Bethânia será acompanhada do violonista Paulinho Dafilin e do percussionista Carlos Cesar no Recital Bethânia e As Palavras.

Recital Bethânia e As Palavras

Dia: 14/12 às 21h

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves

Ingresso: R$ 150/R$ 75 (filas A a Z) e R$ 100/R$ 50 (Z a Z11)

Besame Mucho

Ambientado no regime militar iniciado em 1964, a peça aborda a “família tradicional brasileira” do período. Nesse contexto, a obra desnuda, com humor e “sem censura”, questões ligadas ao sexo, à política e à religião. Como revelou Mário Prata, Besame Mucho é uma história sobre ternura entre amigos, algo que ele chamou de “homoternurismo”, sem as quatro paredes.

Besame Mucho é uma história de amor entre amigos, cercada de desejos reprimidos, frustrações, tensões, encontros e desencontros, em pleno regime militar.

Besame Mucho

Dias: Quartas e Quintas de dezembro, até dia 22 às 20h

Local: Teatro SESI Rio Vermelho – Rua Borges dos Reis, 9 Rio Vermelho

FILMES

O Amor no Divã

Malka ( Zezé Polessa) é uma renomada paicóloga e terapeuta especializada em realizar terapia de casal e guiar casamentos para um lugar melhor. No entanto, e após 30 anosa de seu próprio casamento e com a chegada de um novo casal no seu consultório, Malka começa a perceber que ela mesmo pode estar precisando de uma terapia de casal.

O Amor no Divã

Gênero: Comédia / Romance

País de Origem: Brasil

Duração: 88 minutos

Direção: Alexandre Reineck

Elenco: Zezé Polessa, Daniel  Dantas, Paulinho Vilhena, Fernanda Paes Leme, Melissa Vetorri, Antônio,Petrin, Sonia  Guedes, Lucas Alexandre

Exibição: UCI Orient Shopping da Bahia – Sala 11 às 14h; 16h; 18h; 20h; 22h; 00h

Como você é

Início da década de 1990. A releitura de uma relação entre três adolescentes, enquanto a trajetória da amizade é construída através das lembranças díspares, revividas e desencadeadas por uma investigação da polícia.

Como você é

Gênero: Drama

País de Origem: EUA

Duração: 110 minutos

Direção: Miles Joris-Peyrafitte

Elenco: Owen Campbell, Charlie Heaton, Amandla Stenberg, John Scurti, Scott Cohen, Mary Stuart Masterson, Annemarie Lawless, Andrew Polk, Billy Thomas Myott, Andrew Polk, Billy Thomas Myott, John Romeo.

Exibição: Saladearte Cinema do Museu – Sala 1 às 20h50

Saladearte Cine Passeo – Sala 2 às 12h40