1º de Maio unificado das centrais sindicais marca a luta e unidade da classe trabalhadora
abril 25, 2023 | Categoria: Notícia
Sindipetro-Ba convoca petroleiros para participar da celebração que acontece no Farol da Barra, às 14h
O Sindipetro Bahia vai participar das comemorações do 1º de maio, dia internacional do trabalhador e da trabalhadora, que está sendo organizado pelas centrais sindicais – CUT, CTB, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB.
Na Bahia, a celebração vai ser no Farol da Barra, a partir das 14h, com apresentações artísticas e culturais e com a presença de representantes de movimentos sindicais, populares, da juventude e sociais, além de parlamentares.
Em breve, a CUT Bahia vai divulgar a grade de programação do evento, que tem como eixos a defesa do emprego, direitos, renda e democracia porque ainda há muita luta pela frente para que seja possível reconquistar os direitos perdidos no governo anterior, acabar com a fome e garantir que o Brasil volte a ser um país soberano e com justiça social.
O coordenador do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, convoca toda a categoria petroleira – trabalhadores da ativa, terceirizados, aposentados, pensionistas e aqueles que fazem parte do setor privado de petróleo – para participar do 1º de maio, portando faixas e cartazes com palavras de ordem em defesa do Sistema Petrobrás e da soberania nacional.
Para Batista, este vai ser um 1º de maio especial “porque vamos celebrar acima de tudo a força da classe trabalhadora, que foi fundamental para a derrota da extrema direita nas eleições presidenciais de 2022”.
O coordenador acredita que é preciso “sempre lembrar o horror do período Bolsonaro e as perdas sofridas não só pelos trabalhadores, mas por toda a sociedade nessa época triste da história brasileira”.
Em São Paulo um grande ato, no Vale do Anhangabaú, está sendo convocado pelas centrais. Em comunicado a CUT nacional ressaltou que esta é “uma data para trabalhadores e trabalhadoras de todo o país refletirem e celebrarem vitórias passadas e recentes, mas, principalmente, para conhecer e debater os novos desafios e lutas para o próximo período”.
A Central também tem planos para o futuro: “vamos mobilizar a sociedade, dialogar com os parlamentares e negociar com os governos federal, estaduais e municipais rumo a novas conquistas para garantir empregos de qualidade, direitos, renda em uma democracia fortalecida”.
Veja outras pautas que também serão destaques no 1 º de Maio:
- FORTALECIMENTO DAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
- MAIS EMPREGOS E RENDA
- FIM DOS JUROS EXTORSIVOS
- POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO
- DIREITOS PARA TODOS
- REVOGAÇÃO DOS MARCOS REGRESSIVOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
- FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA
- APOSENTADORIA DIGNA
- TRABALHO IGUAL, SALÁRIO IGUAL –
- CONVENÇÃO 156 (OIT)
- VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO –
- CONVENÇÃO 151 (OIT) CONTRA O ASSÉDIO MORAL, A VIOLÊNCIA E O RACISMO
- REVOGAÇÃO DO “NOVO” ENSINO MÉDIO
- DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
- REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO POR APLICATIVOS
- EM DEFESA DAS EMPRESAS PÚBLICAS
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: 1º de maio, CUT, cut bahia, Democracia, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, direitos, Empregos, farol da barra, renda, sindipetro bahia