Acelen: excessos e perseguições no setor de SSMA colocam trabalhadores(as) da refinaria em risco
agosto 19, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Os técnicos de segurança que trabalham na Refinaria gerida pela Acelen vêm sofrendo perseguições e excessos no setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), segundo denúncias recebidas e apuradas pelo Sindipetro Bahia. O ambiente de medo e instabilidade criado pela nova coordenação do setor fez, segundo os próprios técnicos, triplicar o número de incidentes de segurança, o que inclui os acidentes de trabalho, aumentando o risco para todos os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria.
Desde o ano passado, o Sindipetro Bahia tem levado todas as denúncias ao setor de Recursos Humanos da Acelen, garantindo anonimato a quem denuncia. Além disso, questionamentos foram feitos à empresa, que nunca os respondeu.
Nesse período a única ação da empresa foi uma roda de conversa com trabalhadores(as) do setor de SSMA para tratar do tema, assegurando a confidencialidade dos presentes. A reunião, porém, não passou de uma armadilha: um dos técnicos que manifestou sua opinião foi demitido. Vale destacar que o trabalhador tem larga experiência e qualificação, com grande conhecimento dos procedimentos e equipamentos utilizados pela função que exercia. De acordo com ele, nenhuma justificativa lhe foi apresentada.
O caso, infelizmente, não é único: outras denúncias de demissão sem justa causa têm chegado ao sindicato, de trabalhadores(as) que não possuem histórico de faltas ou advertências. É importante salientar que o canal mais seguro para qualquer denúncia trabalhista é o sindicato. Não é prudente confiar nos canais da empresa, pois nem sempre a ação tomada será do interesse do(a) trabalhador(a).
A diretoria do Sindipetro-BA manifesta seu repúdio a demissões injustificáveis, é inadmissível o que está acontecendo no setor de SSMA da Acelen. A diretoria e sua assessoria jurídica estão acompanhando a situação, exigindo transparência, respeito e cuidado com petroleiros e petroleiras.
Tag: Acelen, acidentes de trabalho, demissão, denúncias, excessos, incidentes de segurança, justa causa, perseguições, petroleiros, recursos humanos, Refinaria, sindicato, sindipetro bahia, SSMA, Trabalhadores