ACT 2025/2026: trabalhadores(as) do Sistema Petrobrás rejeitam primeira proposta das empresas
novembro 7, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Os trabalhadores e as trabalhadoras do Sistema Petrobrás na Bahia rejeitaram a primeira contraproposta para o ACT 2025/2026, apresentada pelas empresas no dia 16 de outubro. A última seção da assembleia geral terminou nesta quarta-feira (5). A rejeição foi massiva: 98,2%, com muitas bases reprovando a proposta por unanimidade.
Além de rejeitar a proposta, a categoria também está referendando os indicativos da FUP de estabelecer estado de greve e de assembleia permanente, assim como os eixos centrais da Campanha Reivindicatória: solução definitiva para os PEDs; distribuição justa da riqueza gerada pela categoria; e Petrobrás a serviço do Brasil Soberano e protagonista da transição energética justa, inclusiva e participativa.
A coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, destacou a postura anti-negocial da Petrobrás, que tentou descartar a pauta de reivindicações da categoria e apresentar uma proposta vinda da empresa. “Essa proposta nós nem consideramos, uma vez que esse não é o rito de uma negociação coletiva. A pauta de reivindicações da categoria petroleira é construída a muitas mãos, de maneira coletiva, a partir dos congressos regionais e da plenária da FUP. É uma pauta que realmente representa o desejo da categoria para melhorias do ACT, então a Petrobrás não pode apenas desconsiderar. A FUP e os sindicatos apontaram isso e a empresa voltou atrás, produzindo uma contraproposta a partir de nossa pauta detalhadamente apresentada ao longo de três semanas”.
A contraproposta, porém, ficou muito distante das reivindicações da categoria, sendo rejeitada em todo o país. Com a consulta aos trabalhadores finalizada na quinta-feira (6), a FUP deve apresentar nesta sexta (7), hoje, o resultado das assembleias às empresas do Sistema Petrobrás. Leia abaixo a cartilha da Campanha Reivindicatória 2025, que contém os principais itens da pauta construída coletivamente pela categoria petroleira:
PDV e jornada dos médicos e dentistas são pauta de reunião dia 11
Conforme cobrado pela FUP, a Petrobrás irá responder, em reunião nesta terça-feira (11), aos questionamentos feitos em relação ao Plano de Desligamento Voluntário e às mudanças nas jornadas de trabalho dos médicos e odontologistas. As duas medidas estão sendo implementadas de forma unilateral pela gestão da empresa, em plena campanha reivindicatória, à revelia das representações sindicais e na contramão do que tem sido pautado pelos trabalhadores na mesa de negociação coletiva.
A recomposição dos efetivos e a convocação dos cadastros de reservas dos concursos públicos, por exemplo, são reivindicações fundamentais que foram temas de várias reuniões, pois estão diretamente relacionados a temas como saúde e segurança, condições de trabalho, combate à violência no trabalho, prestação de serviços, transição energética justa, entre outros.



