Bahia – Em meio à ameaça de demissões e transferência para outros estados, petroleiros realizaram ato em frente ao Torre Pituba
setembro 16, 2019 | Categoria: Notícia
A desocupação do Edifício Torre Pituba, anunciada pela atual gestão da Petrobrás, foi alvo de protesto na manhã dessa segunda-feira (16).
Petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas, permaneceram em frente ao prédio, onde funciona a sede administrativa da estatal na Bahia, durante toda a manhã. A categoria e a direção do Sindipetro Bahia procuram uma saída que possa garantir a permanência da estatal na Bahia, estado onde a Petrobrás tem um grande leque de negócios, mas já colocou à venda a maioria deles.
O ato contra a saída da Petrobras da Bahia e em defesa da Petros, teve ainda a participação do deputado federal, Nelson Pellegrino (PT-BA) e do ex- deputado federal, Luiz Alberto.
Também há uma grande preocupação da categoria com a sustentabilidade do Plano Petros e o aumento da pressão para futuros equacionamentos. A desocupação do Edifício Torre Pituba, que está sendo realizada de forma unilateral pela Petrobras, gerou um grande problema com a Petros, o fundo de pensão da categoria petroleira, que é o proprietário do imóvel e tem um contrato de 30 anos de aluguel com a Petrobras, que vence em 2045 e prevê o retorno integral do investimento na construção do prédio, que foi de cerca de R$ 1 bilhão.
Outras manifestações devem ocorrer no decorrer do mês. No dia 23/09, acontece um Ato Público em Defesa da Petrobrás na Bahia, na Assembleia Legislativa do estado, que vai contar com a presença de diversos parlamentares, prefeitos e vereadores das cidades próximas às unidades da estatal no estado, além da categoria e representantes de movimentos sociais e sindicais.
A direção do Sindipetro também já solicitou reunião com o governador Rui Costa e, juntamente, com a FUP, irá participar de reunião com o Consórcio dos Governadores do Nordeste, para tratar sobre o assunto.
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: Estatal, Governo entreguista, petrobras, protesto, Torre Pituba