Logo
Filie-se Pesquisar
icone do menu
  • O Sindicato
    • Diretoria
    • Estatuto
    • História
    • Prestação de contas
    • Regimento interno
    • Subsedes
    • Greves
  • XIII Congresso
    • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Contato

Em assembleia, trabalhadores e trabalhadoras da Acelen aprovam proposta de PPR da empresa

janeiro 23, 2025 | Categoria: Notícia


Em assembleia geral extraordinária, dividida em duas sessões, trabalhadores e trabalhadoras da Acelen aprovaram por ampla maioria a atual proposta do Programa de Participação de Resultados (PPR) da empresa. Após uma longa mesa de negociação e um enorme ato no Trevo da Resistência, no dia 09/12, o Sindipetro Bahia conseguiu tirar da empresa uma proposta de PPR com indicadores mais justos e equilibrados, que foi aprovada nas sessões ocorridas nesta segunda e quarta-feira (20 e 22/01).

Dos 303 presentes, 299 votaram a favor da última proposta, com 4 abstenções e nenhum voto contrário. A assembleia também deliberou ser favorável à contribuição assistencial de 1% do valor pago a título de PPR para a luta sindical, resguardado o direito de oposição individual, com instruções a serem publicizadas em breve. A Acelen tem agora até o dia 31 de janeiro para pagar a primeira parcela do PPR, que tem valor total de até três remunerações. 

O processo foi bastante vitorioso para a categoria, que impediu que a Acelen adicionasse uma nova condicionante já no fim da negociação, além de diminuir a concentração do peso atribuído aos índices individuais de cada setor. “Tivemos um avanço muito grande. No ano passado, o PPR tinha um piso de até duas remunerações. Agora, na mesa de negociação conseguimos chegar em um piso de até três remunerações. Além disso, impedimos que fossem colocadas metas praticamente impossíveis de serem alcançadas, como era a vontade da empresa”, relembra Vanilson Rios, diretor do Sindipetro-BA.

 

Aproveitando a oportunidade, os diretores do Sindipetro-BA também suscitaram a discussão sobre a importância das medidas de segurança na refinaria e da necessidade de condições dignas de trabalho, a exemplo da alimentação distribuída pela empresa. Também estavam presentes os diretores Diogo Teixeira, Luciomar Machado, Valnilton Cruz, Jorge Mota e Jailton Andrade.

Leia as demais reportagens sobre a negociação do PPR da Acelen:

https://www.sindipetroba.org.br/2019/acelen-finalmente-uma-proposta-oficial-de-ppr/

https://www.sindipetroba.org.br/2019/sindipetro-ba-cobra-da-acelen-conclusao-na-proposta-do-ppr-2024/

https://www.sindipetroba.org.br/2019/sindipetro-ba-denuncia-manobra-da-acelen-para-adicionar-condicionante-ao-ppr-dos-trabalhadores-as/

https://www.sindipetroba.org.br/2019/sindipetro-protesta-contra-proposta-de-mudanca-da-acelen-em-pagamento-do-ppr/

http://www.sindipetroba.org.br/2019/vitoria-forte-rejeicao-de-trabalhadores-as-faz-acelen-desistir-de-adicionar-nova-condicionante-ao-ppr/


FOTOS

Tag: Acelen, Assembleia, avanço, condições de trabalho, contribuições sindicais, diretores, indicadores equilibrados., medidas de segurança, mesa de negociação, metas impossíveis, pagamento, piso salarial, PPR, proposta, Refinaria, remunerações, Segurança, sindipetro bahia, trabalhadoras, Trabalhadores, Trevo da Resistência, Vanilson Rios

Busca

Últimas

  • Há 30 anos, os petroleiros pararam o Brasil: a greve histórica de 1995 segue viva na memória da luta
  • Do “Chão de fábrica” à “Ilha das Flores”: PetroCine projeta vidas invisibilizadas
  • O atendimento presencial da Petros estará disponível em Salvador nos dias 20, 21 e 22 de maio!
  • Estão prorrogadas as Inscrições para o XIV Congresso das Petroleiras e Petroleiros da Bahia; veja o novo cronograma
  • Sindipetro-BA cobra solução da Petrobrás para retorno dos transferidos da Bahia

© 2025 - Copyright Sindipetro BA. Todos os direitos reservados.

Endereço

Sindipetro Bahia
Rua Boulevard América, 55,
Jardim Baiano – Nazaré
[email protected]
(71) 3034-9313

Menu

  • O Sindicato
  • Congressos
  • Formação
  • Imprensa
  • Publicações
  • Jurídico
  • Serviços
  • Notícias
  • Galerias
  • SMS
  • Política de Privacidade
  • Contato
Acessar o site antigo
vermelho {limão}

Share This
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Like